PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES NOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA PESQUISA-AÇÃO EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES
Abstract
Este projeto refere-se a uma pesquisa de mestrado em curso no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus São Mateus. Esta pesquisa tem como objetivo sistematizar práticas pedagógicas de docentes do componente curricular de Arte desenvolvidas em diálogo com o cotidiano nos Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Vereador Laurindo Samaritano”, Bairro Litorâneo - São Mateus/ES. Valendo-se dos aportes teóricos em Gil (2007) e Malheiros (2012) caracterizamos esta pesquisa enquanto natureza aplicada, seu problema como qualitativo, seu objetivo exploratório e seu procedimento de pesquisa-ação. O método de análise de dados encontra-se em vias de ser deliberado. Este estudo contribui para o campo de pesquisa de práticas pedagógicas ao focalizar sua ação no modo de fazer de docentes que atuam em uma escola de periferia.