PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DA EJA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumen
A pesquisa investiga a (re)significação da aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual sob a perspectiva histórico-cultural e do materialismo histórico-dialético de Vigotski. O objetivo é investigar as práticas pedagógicas no processo de escolarização dos estudantes na EJA, especialmente no que diz respeito aos estudantes com deficiência matriculados no Ensino Médio, no município de São Mateus-ES. A abordagem metodológica é qualitativa, com observação participante, conduzida por meio de estudo de caso. Envolve um estudante com deficiência, seus familiares e/ou responsáveis, dois professores de Matemática, dois de Língua Portuguesa, uma coordenadora pedagógica numa escola estadual na modalidade EJA para o ensino médio, no município de São Mateus-ES. Os dados serão obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observação in loco. A pesquisa sinaliza a percepção de que, ao longo dos anos, a educação especial na perspectiva da inclusão, tem galgado por uma constante evolução. Isto tem sido respaldado por meio de leis, documentos internacionais e políticas públicas no intuito de assegurar o acesso, a permanência e a viabilidade de promover as condições de equidade para a pessoa com deficiência. No entanto, o estudo de caso traz algumas inquietações. Alunos da EJA estão abarcados por essa evolução legislativa? Os recursos da prática pedagógica atendem as singularidades dos estudantes com deficiências? A invisibilidade da EJA é uma situação que preocupa o processo de aprendizagem? A tecnologia e a inteligência artificial são usadas como recursos pedagógicos nos caminhos indiretos no processo de escolarização? Diante disso, emerge o problema dessa investigação: como se efetiva as práticas pedagógicas no processo de escolarização dos estudantes com deficiência no ensino médio da EJA numa escola estadual de São Mateus-ES?