EDUCAÇÃO PRISIONAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL:

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O IMPACTO DA EDUCAÇÃO NA SUBJETIVIDADE DE DETENTAS

Autores

  • francielly jacentink da silva universidade federal do espírito santo
  • Jair Miranda Paiva

Resumo

Este artigo busca investigar o impacto da educação no sistema prisional feminino, com foco em como o processo educativo influencia a subjetividade das detentas. O estudo também discute a educação no sistema prisional capixaba, descrevendo os dispositivos pedagógicos oferecidos as pessoas privadas de liberdade. Com o aumento da população carcerária brasileira, a terceira maior do mundo, o desafio da ressocialização e reintegração social se torna cada vez mais urgente. A pesquisa justifica-se pela necessidade de entender como a educação pode ser um instrumento de transformação pessoal, em especial para as mulheres, que enfrentam desafios únicos como a estigmatização de gênero e a maternidade no cárcere. No Espírito Santo, a partir de 2010, com a reforma e ampliação das unidades prisionais e a implementação de políticas educacionais previstas na Lei de Execuções Penais, houve a introdução de oportunidades de estudo dentro do sistema prisional O estudo adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo, com a construção de categorias de sentido a partir dos dados, articulando-os à teoria. entrevistas com detentas de uma penitenciária do Espírito Santo. A pesquisa aponta para uma educação no ambiente prisional que tem o potencial de ressignificar trajetórias, rompendo ciclos de exclusão e promovendo o empoderamento. Espera-se que os resultados demonstrem uma educação prisional que possa abrir novas perspectivas de vida e contribuir para a formação de subjetividades democráticas entre as detentas, promovendo sua reintegração social efetiva, confirmando o papel da educação que acreditamos.  

Downloads

Publicado

02-12-2024