Universidade, trabalho e atuação sindical: percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior a partir do estímulo fotográfico
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v3i2.14293Resumo
Resumo: Este artigo visa discutir percepções e sentimentos de docentes do ensino público superior acerca da universidade, do trabalho e da atuação sindical a partir do uso do estímulo fotográfico. Foram realizadas 18 entrevistas com professores e professoras, convidados a comentarem situações diversas – relacionadas ou não à vida universitária – retratadas em 22 fotografias. Os docentes tenderam a destacar imagens de cenas bucólicas e prazerosas, descartando aquelas relacionadas a condições laborais precárias. A fotografia retratando um momento de atuação política evocou saudosismo em relação ao período mais combativo do movimento sindical. Para os docentes, a universidade é caracterizada por beleza e encanto, por precariedade e desorganização. O trabalho acadêmico é percebido como gratificante, embora realizado em condições desestimulantes.
Palavras-chave: trabalho docente; universidade; atuação sindical; fotografia.
I universidad, trabajo y actuación sindical: percepciones y sentimientos de docentes de la enseñanza pública superior a partir del estímulo fotográfico
Resumen: este artículo pretende discutir percepciones y sentimientos de docentes de la enseñanza superior acerca de la universidad, el trabajo y la actuación sindical a partir de la utilización del estímulo fotográfico. Se han realizado 18 entrevistas a profesores y profesoras, invitados a comentar situaciones diversas – relacionadas con la vida universitaria o no – retratadas em 22 fotografías. Los docentes han tendido a destacar imagenes de escenas bucólicas y placenteras, descartando aquellas relacionadas con condiciones laborales precarias. Una fotografía que retrata a un momento de actuación política a evocado nostalgía del período más combativo del movimiento sindical. Según los docentes, la universidad se caracteriza por belleza y encanto, por precariedad y desorganización. El labor académico es percebido como gratificante, aunque realizado bajo condiciones desalentadoras.
Palabras clave: trabajo docente; universidad; actuación sindical; fotografía.
University, work and trade union activities: perceptions and felings of public university teachers from a photographic stimulus
Abstract: This article aims to discuss the perceptions and feelings of public university teachers on work and union activity from the use of photographic stimulus. 18 interviews with university teachers and invited ones were made, and they were asked to make comments on various situations – whether or not related to university life – depicted in 22 photographs. The teachers tended to highlight images of bucolic and pleasant scenes, discarding those related to precarious working conditions. A photograph depicting a moment of political action evoked nostalgia in relation to the more combative period of the trade union movement. For thee teachers, the university is characterized by beauty and charm, by precariousness and disorganization. The academic work is perceived as being rewarding, despite being done in discouraging conditions.
Keywords: teaching work; university; trade union activity; photography.
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