Margens da arte contemporânea: um estudo de caso em Inhotim (Minas Gerais)
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v5i1.20505Resumo
Resumo: Com o intuito de propor uma aproximação conceitual e analítica da arte contemporânea, bem como de sua relação com o público e com o espaço expositivo do museu, lançamos mão das abordagens de Nathalie Heinich, Anne Cauquelin e Artur Danto para estabelecer um diálogo com o contexto do Instituto Inhotim, seus monitores, mediadores, curadoria, visitantes e acervo. Pelo fato de se tratar de um centro de arte dedicado à formação de acervo e exposição permanente de parcela importante da produção artística contemporânea nacional e internacional, com destaque no Brasil e fora de suas fronteiras, Inhotim se apresenta como um lugar relevante para uma reflexão sobre a arte contemporânea.
Palavras-chave: Arte Contemporânea; Instituto Inhotim; Museu; Acervo Artístico.
Resumen: A fin de proponer um enfoque conceptual y analítico del arte contemporáneo y su relación con el público y con el espacio expositivo del museo, utilizamos las propuestas teóricas de Nathalie Heinich, Anne Cauquelin y Artur Danto para establecer un diálogo con el contexto del Instituto Inhotim, sus monitores, mediadores, curaduría, visitantes y su colección. Porque es un centro de arte dedicado a la obtención de objetos artísticos y a la exposición permanente de parte importante de la producción del arte contemporáneo nacional y internacional, con destaque en Brasil y allá de sus fronteras, Inhotim se presenta un lugar destacado para reflexionar sobre el arte contemporáneo.
Palavras clave: Arte Contemporáneo; Instituto Inhotim; Museo; Colección.
Abstract: In order to propose a conceptual and analytical approach of contemporary art and its relationship with the public and with the exhibition space of the museum, we propose a dialogue involving Nathalie Heinich, Anne Cauquelin, Arthur Danto and the context of the Inhotim Institute, their monitors, mediators, curators, visitors and assets. As it is an art center dedicated to the collection and permanent exhibition of important national and international contemporary art production, recognized in Brazil and outside, Inhotim appears as an important place to reflect on the contemporary art.
Keywords: Contemporary Art; Inhotim Institute; Museum; Artistic Collection.
Downloads
Referências
DANTO, Arthur C. (2006). Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora.
DESGRANGES, Flávio (2006). A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec.
ELIAS, Norbert (1994). Mozart – sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
GOMBRICH, E. H. (1993). A história da arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan.
HEINICH, Nathalie (2008). A sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc.
_______ . (1998). Le triple jeu de l´art contemporain. Paris: Les Éditions de Minuit.
_______. (2008). “Para acabar com a discussão sobre arte contemporânea”. In: BUENO, M. L.; CAMARGO, L. O. L. (Orgs.). Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, pp.179-194.
INHOTIM (2011). Inhotim. Brumadinho, MG: Instituto Cultural Inhotim.
INHOTIM (2013). Relatório de parceria. Brumadinho, MG: Instituto Cultural Inhotim.
LIMA, Luiz Costa (2003). Mímesis e modernidade: formas das sombras. São Paulo: Paz e Terra.
PEDROSA, Adriano; MOURA, Rodrigo (Orgs.). (2008). Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea. Brumadinho: Instituto Cultural Inhotim.
RAMALHO, Cristina (2013). “Bernardo Paz: ele transformou sua propriedade particular no Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo”. Revista Trip, n. 224. Disponível em http://revistatrip.uol.com.br/revista/224/paginas-negras/bernardo-paz.html - Acesso: mar/ 2013.
SÁ, Juliana Veloso (2014). Entre os públicos e a espacialidade: um percurso pela recepção da arte contemporânea em Inhotim. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (SOL-UnB), Brasília. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16771/1/2014_JulianaVelosoSa.pdf - Acesso em: abril/2016.
SILVEIRA, Marília Panitz (2001). As escritas da imagem em arte: da obra ao olhar <--> do olhar à obra. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes, IdA-UnB, Brasília.
VADELORGE, Loïc. (2001). “European Museums in the Twentieth Century”. Contemporary European History, v. 10, n. 2, pp. 307-316. Disponível em: http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=81777 - Acesso em: abril de 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Juliana Veloso Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).