Edição Vol.5, n.2

Autores

  • jul.-dez., 2018

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v5i2.23185

Resumo

-- --

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2003.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1995.

CINTRA, Benedito E. Leite. Pensar com Levinas. São Paulo: Paulus, 2009. COSTA, Marcio Luis. Levinas: uma introdução. Petrópolis: Vozes, 2000.

CAPELO, Maria Regina Clivati. Diversidade sociocultural na escola e a dialética da exclusão/inclusão. In: GUSMÃO, Neusa Maria M. de (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

GALZERANI, M. C. B. . Memória, cidade e educação das sensibilidades. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 20, p. 1-10, 2012.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro: algumas reflexões. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GOMES, Nilma Lino . Políticas públicas para a diversidade. Sapere Aude: Revista de Filosofia , v. 8, p. 7-22, 2017.

GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. 13ª. Campinas: Papirus, 2012.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Os desafios da diversidade na escola. In: GUSMÃO, Neusa Maria M. de (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.

GUSMAO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: Origens de um diálogo. Cad. CEDES [online]. 1997

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, vol.8, n.12, jan-jun. 2006.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Lisboa (PT): Edições 70, 2008.

LEVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito. Lisboa (PT): Edições 70, 2010. LIMA, Identidades e africanidades: uma perspectiva para a educação. In: GOMES, Carlos Magno; ENNES, Marcelo Alario (Org.). Identidades: teoria e prática. São Cristóvão: Editora UFS, 2008.

LIMA, Maria Batista; TRINDADE, Azoilda Loretto da. Africanidades, currículo e formação docente: desafios e possibilidades. In: MELO, Maros Ribeiro de; LIMA, Maria Batista; LOPES, Edinéia Tavares (Org.). Identidades e alteridades: debates e práticas a partir do cotidiano escolar. São Cristóvão: Editora UFS, 2009.

MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na Escola. 2. ed. revisada. Brasília: MEC/ SECAD. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e diversidade, 2005.

NASCIMENTO, Elisa Larkin. O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Summus, 2003.

OLIVEIRA, Eduardo D. A Ancestralidade na Encruzilhada: dinâmica de uma tradição

inventada. Dissertação de Mestrado. Curitiba: UFPR, 2001.

RAMOS, Artur. Os Africanos no Brasil. 6 a . ed. São Paulo: Ed. Nacional; Brasília: Editora da UNB, 1982.

RIGAL, L. A escola critico-democrática: uma matéria pendente no limiar do século XXI. In: IMBERNÓN, E (org.) A educação no século XXI -os desafetos do futuro imediato. Artmed Editora, Porto Alegre, 2007.

RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: UnB, 2007.

SANTANA, M. . Educação Multicultural: Limites e Possibilidades de atuação com os PCN.. Anais do 4º Encontro de Estágio Supervisionado da UNEB, Salvador, v. 01, p. 175-189, 2001.

SCHMIDT, M. A. M. S. ; URBAN, Ana Claudia . Aprendizagem e formação da consciência histórica: possibilidades de pesquisa em Educação Histórica. Educar em Revista (Impresso) , v. 60, p. 17-42, 2016.

SCHROEDER, Rechia Tânia Maria . Imaginário da Violência Escolar: entre a ordem e a desordem. In: XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário, 2008, Recife. Caderno de Resumos - Imaginário do Envolvimento/Desenvolvimento. Recife: Editora Massangana, 2008. p. 61-61

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem Preto nem Branco, muito pelo contrário: cor e raça na

Intimidade..In: NOVAIS, Fernando A.; SCHWARCZ, Lilia Moritz. História da Vida Privada no Brasil 4: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

ZAMBONI, Ernesta. Digressões sobre a educação e o ensino de história no século XXI. HISTÓRIA & ENSINO, Londrina, v. 11, jul. 2005.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, n° 45, julho de 2003.

Downloads

Publicado

09-08-2019

Como Citar

2018, jul.- dez.,. (2019). Edição Vol.5, n.2. Simbiótica. Revista Eletrônica, 5(2), 01–167. https://doi.org/10.47456/simbitica.v5i2.23185

Edição

Seção

Edição completa