Vírus, telas e crianças: entrelaçamentos em época de pandemia

Autores

  • Vanessa Ponte Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Fabrício Neves Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30984

Resumo

Este trabalho discute os usos da tecnologia por crianças, as quais, por meio das câmeras de celulares, tablets e computadores, partilham seus pontos de vistas nas redes sociais sobre a pandemia da COVID-19. Por meio de vídeos produzidos por meninos e meninas, selecionados nas plataformas YouTube e Instagram, focalizaremos nos modos complexos em que crianças e tecnologia se agenciam para produzir formas e conteúdos de comunicação sobre a pandemia. Mostraremos como seus posicionamentos contribuem para alargar o entendimento dos desafios que ora se colocam.

Palavras-chave: COVID-19; crianças; tecnologia; sociologia da infância; sociologia da tecnologia. 

Biografia do Autor

  • Vanessa Ponte, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Cientista Social e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

  • Fabrício Neves, Universidade de Brasília (UNB)

    Doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB).

Downloads

Publicado

15-06-2020

Como Citar

Vírus, telas e crianças: entrelaçamentos em época de pandemia. (2020). Simbiótica. Revista Eletrônica, 7(1), 87-106. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30984