Vírus, telas e crianças: entrelaçamentos em época de pandemia

Autores

  • Vanessa Ponte Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Fabrício Neves Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30984

Resumo

Este trabalho discute os usos da tecnologia por crianças, as quais, por meio das câmeras de celulares, tablets e computadores, partilham seus pontos de vistas nas redes sociais sobre a pandemia da COVID-19. Por meio de vídeos produzidos por meninos e meninas, selecionados nas plataformas YouTube e Instagram, focalizaremos nos modos complexos em que crianças e tecnologia se agenciam para produzir formas e conteúdos de comunicação sobre a pandemia. Mostraremos como seus posicionamentos contribuem para alargar o entendimento dos desafios que ora se colocam.

Palavras-chave: COVID-19; crianças; tecnologia; sociologia da infância; sociologia da tecnologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ponte, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Cientista Social e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fabrício Neves, Universidade de Brasília (UNB)

Doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB).

Downloads

Publicado

15-06-2020

Como Citar

Ponte, V., & Neves, F. (2020). Vírus, telas e crianças: entrelaçamentos em época de pandemia. Simbiótica. Revista Eletrônica, 7(1), 87–106. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30984