Ideologias, utopias e cultura política - elementos para a compreensão da disputa ideológica no Brasil em tempos de Coronavírus

Autores

  • Thiago Pereira da Silva Mazucato Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE)
  • Gabriel Henrique Burnatelli de Antônio Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30985

Resumo

A partir dos conceitos de ideologia e de utopia na perspectiva da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim, passando pela sua cristalização em complexos ideacionais de longa duração, como a cultura política brasileira, este artigo procura analisar a maneira como a disputa ideológica ocorre no debate público brasileiro contemporâneo num cenário de crise de sentido decorrente da epidemia de coronavírus.

Palavras-chave: Ideologias; utopias; cultura política; coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Pereira da Silva Mazucato, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE)

Graduado em Sociologia, é Mestre em Ciência Política pela UFSCar e Doutor em Ciências Sociais pela UNESP. Atualmente é docente na FAFIPE, onde é diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas.

Gabriel Henrique Burnatelli de Antônio, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Graduado em Ciências Sociais pela UNESP, é Mestre e Doutor em Ciência Política pela UFSCar. Atualmente é pesquisador vinculado ao Laboratório de Política e Governo (LabPol/UNESP) e atua como docente no IFSP.

Downloads

Publicado

15-06-2020

Como Citar

Mazucato, T. P. da S., & Antônio, G. H. B. de. (2020). Ideologias, utopias e cultura política - elementos para a compreensão da disputa ideológica no Brasil em tempos de Coronavírus. Simbiótica. Revista Eletrônica, 7(1), 107–126. https://doi.org/10.47456/simbitica.v7i1.30985