Discurso de divulgação científica e canal Nerdologia no Youtube
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v8i3.36816Resumo
A pesquisa problematizou a forma como o canal do YouTube, Nerdologia, expressa discurso de divulgação científica ao mesmo tempo em que constrói uma memória sobre ela. A contribuição deste trabalho para a memória social reside na compreensão do fenômeno da divulgação científica, por um viés que enfatiza o alcance do conhecimento científico junto à sociedade leiga, para além de sua circulação usualmente restrita à comunidade acadêmica. A abordagem teórico-metodológica assumida neste trabalho é interdisciplinar, articulando autores e acionando categorias conceituais de diferentes áreas. A metodologia é analítica, de cunho social, apoiada, fundamentalmente, na revisão de literatura sobre as temáticas envolvidas e uma abordagem empírica para identificar, em vídeos veiculados pelo canal, a presença de categorias indicativas de procedimento inovador, mas em constante diálogo com formas anteriores de divulgação da ciência. Concluímos que a participação da cultura nerd contribui para a renovação e ampliação da divulgação do saber científico na era contemporânea.
Palavras-chave: memória Social; divulgação científica; mídias contemporâneas; YouTube.
Abstract
The research analyzes how the YouTube channel, Nerdologia, is an expression of scientific dissemination at the same time that it builds a memory of it. The contribution of this work to the field of social memory lies on understanding the phenomenon of scientific dissemination, with an emphasize of the reach of scientific knowledge to the lay society, in addition to its circulation, which is usually restricted to academic community. This work proposes an interdisciplinary theoretical and methodological approach, articulating authors and triggering conceptual categories from different areas. The analytical methodology is based, fundamentally, on the literature review on the themes involved and an empirical approach in order to identify, in videos broadcasted by the channel, the presence of categories which could indicate an innovative procedure but still in constant dialogue with previous forms of dissemination of science. The article concludes suggesting that nerd culture in these activities contributes to the renewal and expansion on disseminating scientific knowledge in the contemporary era.
Keywords: social memory; scientific divulgation; contemporary media; YouTube.
Resumen
La investigación cuestionó cómo el canal de YouTube “Nerdologia” expresa un discurso de divulgación científica mientras que, al mismo tiempo, construye una memoria sobre ella. La contribución de este trabajo a la memoria social radica en comprender el fenómeno de la difusión científica, desde una mirada que enfatiza el alcance del conocimiento científico en grupos sociales sin instrucción en el área, yendo más allá de la circulación habitualmente restringida a la comunidad académica. El enfoque teórico-metodológico adoptado en este trabajo es interdisciplinario, articulando autores y valiéndose de categorías conceptuales de diferentes áreas. La metodología es analítica, basada, fundamentalmente, en la revisión de la literatura sobre los temas abordados y en un enfoque empírico para identificar, en los vídeos difundidos por el canal, la presencia de categorías que expresen un procedimiento innovador, pero en constante diálogo con formas tradicionales de difusión de la ciencia. Concluimos que la participación de la cultura nerd contribuye a la renovación y expansión de la difusión del conocimiento científico en la era contemporánea.
Palabras clave: memoria social; divulgación científica; medios de comunicación contemporáneos; YouTube.
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