Um itinerário secreto: imagens sobreviventes em Paisagem com dromedário, de Carola Saavedra
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i3.39806Palavras-chave:
Arquivo, Imagens sobreviventes, Contemporâneo, Paisagem com dromedárioResumo
O artigo enfoca a relação das imagens com o arquivo histórico-cultural, e mais especificamente literário, a partir da obra Paisagem com dromedário, de Carola Saavedra. Tendo em mente uma tendência artística contemporânea de hibridização e remontagem dos elementos estéticos, pela qual fronteiras de determinação identitária são abaladas, buscamos aqui refletir sobre as formas sobreviventes das imagens em temporalidades interceptadas por um certo olhar do presente. Para isso, teorizações em torno do arquivo em sua relação com o contemporâneo traçam um peculiar itinerário posto pelo campo da experiência e suas formas de resistência. Paisagem com dromedário, obra contemporânea, fornece preciosos indícios dessas imagens-fantasma a rasurar o arquivo, abrindo-o a outras possibilidades de exploração.
Palavras-chave: Arquivo; Imagens sobreviventes; Contemporâneo; Paisagem com dromedário.
Abstract
The article focuses on the relationship between the images and the historical-cultural archive, and more specifically the literary one, based on Carola Saavedra's work Paisagem com dromedário. Bearing in mind a contemporary artistic trend of hybridization and reassembly of aesthetic elements, through which boundaries of identity determination are shaken, we seek here to reflect on the surviving forms of images in temporalities intercepted by a certain look at the present. To this end, theorizations around the archive in its relationship with the contemporary trace a peculiar itinerary posed by the field of experience and its forms of resistance. Paisagem com dromedário, a contemporary work, provides precious clues of these ghost-images scratching the archive, opening it up to other possibilities of exploration.
Keywords: Archive; Surviving images; Contemporary; Paisagem com dromedário.
Resumen
El artículo enfoca la relación de las imagenes con el archivo histórico cultural, y más específicamente literario, desde la obra Paisagem com dromedário, de Carola Saavedra. Teniendo en cuenta una tendencia artística contemporánea de hibridación y de nuevo montaje de los elementos estéticos, por las cuales fronteras de determinación identitaria son estremecidas, buscamos aquí reflexionar sobre las formas supervivientes de las imagenes en temporalidades interceptadas por cierta mirada del presente. Para eso, teorizaciones alrededor del archivo en su relación con lo contemporáneo trazan un peculiar itinerario puesto por el campo de la experiencia y sus formas de resistencia. Paisagem com dromedário, obra contemporánea, ofrece preciosos indicios de esas imágenes fantasma que tachan el archivo, abriéndolo a otras posibilidades de exploración.
Palabras clave: Archivo; Imágenes supervivientes; Contemporáneo; Paisagem com dromedário.
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