A Sociologia no PNLD 2018 e 2021

terceira geração redux

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43088

Palavras-chave:

Livro Didático; PNLD; Novo Ensino Médio; BNCC;

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) impactaram diretamente a construção dos livros didáticos adquiridos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Na edição de 2021 do PNLD, o livro disciplinar de cada uma das quatro disciplinas das Ciências Humanas e Sociais cedeu lugar a uma única obra, por área de conhecimento. Diante dos questionamentos colocados no artigo “As três gerações de livros didáticos de Sociologia no Brasil (1920-2016)”, procuramos compreender se o livro didático oriundo do PNLD 2021 ainda pode ser categorizado como a terceira geração do livro didático de Sociologia ou se ele estabelece uma ruptura a ponto de inaugurar uma nova geração. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Polessa Maçaira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da UFRJ, Doutora em Sociologia pelo PPGSA/UFRJ com estágio doutoral na Aix-Marseille Université (França). Academic Visitor na Concordia University (Canadá) em 2024. Coordenadora do LabES UFRJ, do Projeto de Extensão Olimpíadas de Sociologia e dos Subprojetos de Sociologia no PIBID UFRJ (2018-2020 e 2022-2024).

Carlos Henrique Alves Moura, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGCIS/ PUC-Rio). Mestre em Ciências Sociais pela UERJ e graduado em Ciências Sociais pela Unirio. 

Referências

Blanco, Felipe S. (2021). “O futuro dos livros didáticos de sociologia frente aos (des)caminhos das políticas educacionais recentes”. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica... Campina Grande: Realize Editora, 2021. [Consult. 09-11-2023]. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75778

Botelho, André. (2010). “Passado e futuro das interpretações do país”. Tempo Social. São Paulo, v.22, n. 1, pp. 47-66. [Consult. 09-11-2023]. Disponível em https://www.scielo.br/j/ts/a/DncjSPwzgGCfc8tPjmkpb3m/

Brasil. (2008). Lei n; 11/684/08, de junho de 2008. Estabelece a obrigatoriedade das disciplinas Filosofia e Sociologia nos três anos do ensino médio em todo o território nacional. Brasília: Presidência da República.

Brasil. (2015). Edital de Convocação 04/2015- CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2018. Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (2019). Edital de Convocação 03/2019- CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Recursos Digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. PNLD 2021. Brasília: Ministério da Educação.

Cassiano, Célia Cristina de F. (2007). O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 252 p.

Engerroff, Ana M. (2017). A sociologia no ensino médio: a produção de sentidos para a disciplina através dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Cento de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis. 161 p.

Limoeiro, Beatrice C. (2017). Gênero e sexualidade como temas da sociologia escolar: uma comparação entre livros didáticos (PNLD 2012 e 2015). Perspectivas Sociológicas: A Revista de Professores de Sociologia, Rio de Janeiro, n.19, pp. 53-65.

Maçaira, Julia P. (2017). O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro. 342 p.

Maçaira, Julia P. (2021). “As três gerações de livros didáticos de sociologia no Brasil (1920-2016)”. Em Aberto, Brasília, v. 34, n. 111, pp. 93-111. Disponível em https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.34i111.4916

Magalhães, Alexander. (2018). “A Ciência Política na escola básica: uma breve reflexão acerca de seus conteúdos e habilidades no Ensino Médio”, in C. das N. Bodart (org.), Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. 1ª ed. Porto Alegre, CirKula, pp. 39-59.

Meucci, Simone. (2000). A institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. Campinas. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Departamento de Sociologia, Universidade Estadual de Campinas. 158 p.

Neto, Manoel M. S. (2021). Livros didáticos entre o estado e a ciência: uma análise do PNLD Sociologia 2012-2018. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Curitiba. 253 p.

Pontes, Diego. (2017). “Páginas contingentes: gênero e sexualidade no livro didático sociologia hoje”. Perspectivas Sociológicas: A revista de Professores de Sociologia, n. 19, pp. 23-43. Disponível em https://doi.org/10.33025/rps.v0i19.1173

Silva, Afrânio et al. (2020). Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 1.ed. São Paulo, Moderna.

Silva, Afrânio et al. (2017). Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

Maçaira, J. P., & Moura, C. H. A. (2024). A Sociologia no PNLD 2018 e 2021: terceira geração redux . Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(2), 164–181. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43088

Edição

Seção

Dossiê