A Sociologia no PNLD 2018 e 2021
terceira geração redux
DOI:
https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i2.43088Palavras-chave:
Livro Didático; PNLD; Novo Ensino Médio; BNCC;Resumo
O Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) impactaram diretamente a construção dos livros didáticos adquiridos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Na edição de 2021 do PNLD, o livro disciplinar de cada uma das quatro disciplinas das Ciências Humanas e Sociais cedeu lugar a uma única obra, por área de conhecimento. Diante dos questionamentos colocados no artigo “As três gerações de livros didáticos de Sociologia no Brasil (1920-2016)”, procuramos compreender se o livro didático oriundo do PNLD 2021 ainda pode ser categorizado como a terceira geração do livro didático de Sociologia ou se ele estabelece uma ruptura a ponto de inaugurar uma nova geração.
Downloads
Referências
Blanco, Felipe S. (2021). “O futuro dos livros didáticos de sociologia frente aos (des)caminhos das políticas educacionais recentes”. Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica... Campina Grande: Realize Editora, 2021. [Consult. 09-11-2023]. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75778
Botelho, André. (2010). “Passado e futuro das interpretações do país”. Tempo Social. São Paulo, v.22, n. 1, pp. 47-66. [Consult. 09-11-2023]. Disponível em https://www.scielo.br/j/ts/a/DncjSPwzgGCfc8tPjmkpb3m/
Brasil. (2008). Lei n; 11/684/08, de junho de 2008. Estabelece a obrigatoriedade das disciplinas Filosofia e Sociologia nos três anos do ensino médio em todo o território nacional. Brasília: Presidência da República.
Brasil. (2015). Edital de Convocação 04/2015- CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2018. Brasília: Ministério da Educação.
Brasil. (2019). Edital de Convocação 03/2019- CGPLI. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas, Literárias e Recursos Digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. PNLD 2021. Brasília: Ministério da Educação.
Cassiano, Célia Cristina de F. (2007). O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 252 p.
Engerroff, Ana M. (2017). A sociologia no ensino médio: a produção de sentidos para a disciplina através dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Cento de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis. 161 p.
Limoeiro, Beatrice C. (2017). Gênero e sexualidade como temas da sociologia escolar: uma comparação entre livros didáticos (PNLD 2012 e 2015). Perspectivas Sociológicas: A Revista de Professores de Sociologia, Rio de Janeiro, n.19, pp. 53-65.
Maçaira, Julia P. (2017). O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro. 342 p.
Maçaira, Julia P. (2021). “As três gerações de livros didáticos de sociologia no Brasil (1920-2016)”. Em Aberto, Brasília, v. 34, n. 111, pp. 93-111. Disponível em https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.34i111.4916
Magalhães, Alexander. (2018). “A Ciência Política na escola básica: uma breve reflexão acerca de seus conteúdos e habilidades no Ensino Médio”, in C. das N. Bodart (org.), Sociologia escolar: ensino, discussões e experiências. 1ª ed. Porto Alegre, CirKula, pp. 39-59.
Meucci, Simone. (2000). A institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. Campinas. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Departamento de Sociologia, Universidade Estadual de Campinas. 158 p.
Neto, Manoel M. S. (2021). Livros didáticos entre o estado e a ciência: uma análise do PNLD Sociologia 2012-2018. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Curitiba. 253 p.
Pontes, Diego. (2017). “Páginas contingentes: gênero e sexualidade no livro didático sociologia hoje”. Perspectivas Sociológicas: A revista de Professores de Sociologia, n. 19, pp. 23-43. Disponível em https://doi.org/10.33025/rps.v0i19.1173
Silva, Afrânio et al. (2020). Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 1.ed. São Paulo, Moderna.
Silva, Afrânio et al. (2017). Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Julia Polessa Maçaira, Carlos Henrique Alves Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Compartilhar - copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato.
Adaptar - remix, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, inclusive comercial.
c. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the CCreative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
b. Share - copy and distribute the material in any medium or format.
Adapt - remix, transform and build on the material for any purpose, including commercial.
c. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
d. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).