Inumanidade no humano: sobre as oportunidades para a perversão

Inhumanity in the human: on the opportunities for perversion

Autores

  • Gisálio Cerqueira Filho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i1.44752

Palavras-chave:

inumanidade, perversão, novas tecnologias, representante-representação

Resumo

Reflexão sobre o momento peculiar no Brasil, talvez do mundo, motivado pela pandemia covid-19 e a circunstância planetária de confusão, interrogação, que desnuda as contradições e ambivalências entre o pensar, o agir e o sentir. Este momento tem acarretado uma super presença de emoções extravagantes e sentimentos que deixam vazar um momento histórico em que o velho não morreu e o novo ainda não nasceu; atraindo novas questões implicadas na perversão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisálio Cerqueira Filho, Universidade Federal Fluminense

Poeta e escritor. Doutor em Ciência Política Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular de Teoria Política da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pós-doc na BNP, Lisboa, Pesquisador Sênior na Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) - S.P e atual membro da Comissão de Seleção desta instituição. 

Referências

Cerqueira Filho, Gisálio. (1982). A “Questão Social” no Brasil. Crítica do discurso político, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

Schorske, Carl. (1988). Viena fin-de-siècle. Política e Cultura, São Paulo, Companhia das Letras, EdUNICAMP.

Smitis, Ilse Grubrich. (2000). “Introdução”, in Freud, Sigmund. Neuroses de transferência: uma síntese, São Paulo, Imago.

Downloads

Publicado

30-05-2024

Como Citar

Cerqueira Filho, G. (2024). Inumanidade no humano: sobre as oportunidades para a perversão: Inhumanity in the human: on the opportunities for perversion. Simbiótica. Revista Eletrônica, 11(1), 10–17. https://doi.org/10.47456/simbitica.v11i1.44752

Edição

Seção

Dossiê