FAVELA DO JAGUARÉ: MIGRAÇÕES, TRABALHO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO PERIFÉRICO

Autores

  • BEATRIZ HIROKO RESENDE MIYAZATO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Resumo

Este esboço aponta uma investigação da formação histórica da periferia paulistana em específico o processo de sua favelização. De modo que, propusemos neste estudo compreender a constituição da Favela do Jaguaré como concretização do processo de modernização retardatária brasileira entendido a partir da reprodução dos migrantes enquanto mercadoria força de trabalho implicados pela mobilidade do trabalho à lógica da acumulação do capital e valorização da terra. Buscamos problematizar o surgimento desta favela em São Paulo por volta de 1962 como produto do trabalho do migrante a partir dos desdobramentos da expansão industrial da cidade em que contribuiu para a metropolização e surgimento das periferias e sua produção do espaço urbano. Damos um enfoque, sobretudo na exploração da força de trabalho justificada na sua reprodução crítica na origem de sua moradia e família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BEATRIZ HIROKO RESENDE MIYAZATO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Formação em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com ênfase em Geografia Humana, com especificidade de estudo e pesquisa na área de Geografia Urbana e Geografia Econômica.

Referências

COELHO, Maria de Lourdes. A evasão nos cursos de formação continuada de professores universitários na modalidade de Educação a Distância via internet. Minas Gerais: UFMG, 2002.

Disponível em:http://portais.ufma.br/PortalUnidade/nead/paginas/pagina_estatica.jsf?id=294 acesso em 25 de Julho de 2018

Disponível em:http://www.capes.gov.br/uab/o-que-e-uab acesso em 25 de Julho de 2018

LITTO, F. Michael; FORMIGA, M.M. Maciel. Educação a Distância: O estado de arte. Ed.Pearson education do Brasil, 2009.

MOROSINI, M. C. ; CASARTELLI, A. O. ; SILVA, A. C. B. ; SANTOS, B. S. ;SCHMITT, R. E. ; GESSINGER, R. M. . A evasão na Educação Superior no Brasil: uma análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis entre 2000-2011. In: Jesús Arriaga García de Andoaín y otros. (Org.). ICLABES. Primera Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono en la Educación Superior. 1 ed. Madri - ES, 2012, v. 1, p. 65-73.

OLIVEIRA,Brisa, http://www.futuroeventos.com.br/conteudo-blog/educacao-distancia-novas-formas-de-ensinar-e-aprender/ acesso em 24 de Julho de 2018

PINOLA,etal, http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_321.pdf acesso em 26 de Julho de 2018

POLYDORO, S. A. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica no universitário: condições de saída e de retorno à instituição. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, 145 p,2000.

ROCHA,Enilton,http://www.abed.org.br/arquivos/Humanizacao_Enilton_Rocha.pdf acesso em 27 de Julho de 2018.

Downloads

Publicado

02-12-2019

Edição

Seção

GT-5: Mobilidade, migração e espaço urbano