COALIZÕES DE CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: O CASO DO MANGABEIRA SHOPPING E DO TREVO DAS MANGABEIRAS EM JOÃO PESSOA/PB

Autores

  • Nelcilene Lima Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

 

Neste artigo analisamos a dinâmica urbana da cidade de João Pessoa/PB, especialmente seu crescimento na direção sul a partir da análise de dois grandes empreendimentos urbanos do poder público e privado. Para tal fim, foi realizado levantamento de dados através de pesquisa documental, bibliográfica e da atividade de campo. Com isto, observamos que João Pessoa tem passado por profundas transformações no seu tecido urbano nas últimas décadas. Estas transformações são decorrentes do grande crescimento populacional, da especulação imobiliária e de uma produção capitalista do espaço. Atualmente, constatamos que tanto o capital público como o capital privado encontraram no eixo sul a disponibilidade espacial requerida para a instalação de formas de organização espacial que, não só acomodassem as aspirações da população, mas também que significassem retorno ampliado do capital investido.

 

Palavras-chave: Reestruturação urbana; Equipamentos Urbanos; João Pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, L. M. D. A Produção do Espaço Intra-Urbano e as ocupações irregulares no Conjunto Mangabeira, João Pessoa – PB. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2006, Universidade Federal da Paraíba.
BOTELHO, A. O urbano em fragmentos: A produção do espaço e da moradia pelas práticas do sector imobiliário. São Paulo: Anablume, 1. Ed., 2007.
CORRÊA, R.L. O Espaço Urbano. São Paulo: ÁTICA, 3. Ed., 2005.
GONÇALVES, R.C. A questão Urbana na Paraíba. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB,1999.
GOVERNO DA PARAÍBA: Disponível em: http://paraiba.pb.gov.br/ acesso em 26/12/2018.
GOTTDIENER, M. A produção do espaço urbano.Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2010. Resultado dos Dados Preliminares do Censo – 2010. www.ibge.gov.br/cidade@
LEFEBVRE, H. O DIREITO À CIDADE. Tradução de Rubens Frias. São Paulo. Centauro, 2001
MAIA, D.S. O CAMPO NA CIDADE: NECESSIDADE E DESEJO (Um estudo sobre os subspaços rurais em João Pessoa- PB). Dissertação. Departamento de Geociências do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 1994, Universidade Federal de Santa Catarina.
__________. Tempos lentos na cidade: Permanências e Transformações dos costumes rurais em João Pessoa – PB. Tese. Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, 2000, Universidade de São Paulo.
SANTOS JUNIOR. S.P.S. O shopping center no espaço urbano: estudo de caso do potencial de influência do Mangabeira Shopping na estrutura urbana de João Pessoa, PB. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2016, Universidade Federal da Paraíba.
PORTAL MANGABEIRA: Disponível em: https://www.portalmangabeira.com.br acesso em 24/12/2018.
VILLAÇA, Flávio. 1998. Espaço Intra-urbano no Brasil. São Paulo, Studio Nobel/FAPESP/Lincoln Institute.
RAFAEL, Renata de Araújo et al. Caracterização da evolução urbana do município de João Pessoa/ PB entre os anos de 1990 e 2006, com base em imagens orbitais de média resolução. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 819-826.

Downloads

Publicado

29-11-2019

Edição

Seção

GT-3: Cidades médias e reestruturação urbana: tendências empíricas e desafios teóricos