DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DA COMUNICAÇÃO TRANSVERSAL DOS ESTUDOS DE CIDADES
Abstract
A produção e a comunicação do conhecimento sobre os fenômenos urbanos é concentrada na interlocução entre pares, de acordo com os mecanismos convencionais do fazer científico acadêmico. A comunicação transversal, que abrange uma interlocução ampla com a sociedade, também deveria ocupar tempo e esforços dos investigadores científicos, a exemplo do que ocorre com os documentos científicos – teses, artigos –, posto que ela influencia as demais formas de comunicação científica, incluindo a que acontece na escola, e, muitas vezes, pauta o que circula socialmente a respeito das cidades.Downloads
References
ANCORI, Bernard. Vulgarisation scientifique, increasing knowledge gap et épistémologies de la comunication. Nouvelles perspectives en sciences sociales, Canada, v. 11, nº 2, 2016. Disponível em: <www.erudit.org/fr/revues/npss/2016-v11-n2-npss02599/1037107ar>. Acesso em: 20 jun. 2019.
BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
BOTELHO, Adriano. O urbano em fragmentos: a produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume, 2007.
COOPER, Becky. Mapping Manhattan: a love (and sometimes hate) story in mapas by 75 new yorkers. Nova York: Abrams Books, 2013.
ENTEL, Alicia. La ciudad y los miedos: la pásion restauradora. Buenos Aires: La Crujía, 2007.
EVANS, David S. Théorie et pratique de la vulgarisation scientifique. Paris: Unesco, 1950. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001542/154255fb.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2019.
FRÚGOLI JR., Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Cortez/Edusp, 2000.
GONZÁLEZ, Xosé M. Souto. Didáctica de la Geografía: problemas sociales y conocimiento del medio. 2. ed. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1999. (Coleção La estrella polar, 11.)
JURDANT, Baudouin. A colonização científica da ignorância. Líbero, São Paulo, ano IX, nº 18, dez. 2006, p. 87-91. Disponível em: <http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/716>. Acesso em: 20 jun. 2019.
__________. Ciências e Comunicação. Grupo de Investigação do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Disponível em: <http://cfcul.fc.ul.pt/GI/EM/LI/EFC>. Acesso em: 20 jun. 2019.
__________. Falar a ciência? In: VOGT, Carlos (org.). Cultura científica: desafios. São Paulo: Edusp, 2006. p. 44-55.
__________. Les problèmes théoriques de la vulgarisation scientifique. Strasbourg: Université Louis Pasteur (tese de doutorado), 1973.
__________. Science dite et interdite. Strasbourg: GERSULP, 1994. Disponível em: <www.researchgate.net/publication/303765860_Science_dite_et_interdite>. Acesso em: 20 jun. 2019.
KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2019.
NAVARRO PASTOR, Manuel. Um modelo pedagógico para la caracterización de las actividades de enseñanza de la ciencia. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, número extra VII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2009nEXTRA/edlc_a2009nExtrap186.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2019.
__________. Um modelo taxonómico de las actividades de enseñanza de la ciencia como instrumento de formalización del metalenguaje del diseño didáctico. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, nº 36, v. 12, set.-dez. 2007. Disponível em: <www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/132238>. Acesso em: 20 jun. 2019.
RIBEIRO, Ana Clara Torres. Metrópole: sentidos de fragmentação. In: SILVA, Cátia Antonia da; OLIVEIRA, Anita Loureiro de; RIBEIRO, Ana Clara Torres (org.). Metrópoles: entre o global e as experiências cotidianas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 93-109.
SANTOS, Milton. Metrópole corporativa fragmentada. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2009.
SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Os meandros dos rios nos meandros do poder - Tietê e Pinheiros: valorização dos rios e das várzeas na cidade de São Paulo. São Paulo: FFLCH-USP (tese de doutorado), 1987.
________. Urbanização: bairro e vida de bairro. Travessia: revista do migrante, ano XIII, nº 38, São Paulo, Centro de Estudos Migratórios, set./dez. 2000a, p. 11-17.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
TAYLOR, Peter J. World City Network: a global urban analysis. Londres: Routledge, 2004.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
BOTELHO, Adriano. O urbano em fragmentos: a produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume, 2007.
COOPER, Becky. Mapping Manhattan: a love (and sometimes hate) story in mapas by 75 new yorkers. Nova York: Abrams Books, 2013.
ENTEL, Alicia. La ciudad y los miedos: la pásion restauradora. Buenos Aires: La Crujía, 2007.
EVANS, David S. Théorie et pratique de la vulgarisation scientifique. Paris: Unesco, 1950. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001542/154255fb.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2019.
FRÚGOLI JR., Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Cortez/Edusp, 2000.
GONZÁLEZ, Xosé M. Souto. Didáctica de la Geografía: problemas sociales y conocimiento del medio. 2. ed. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1999. (Coleção La estrella polar, 11.)
JURDANT, Baudouin. A colonização científica da ignorância. Líbero, São Paulo, ano IX, nº 18, dez. 2006, p. 87-91. Disponível em: <http://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/716>. Acesso em: 20 jun. 2019.
__________. Ciências e Comunicação. Grupo de Investigação do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Disponível em: <http://cfcul.fc.ul.pt/GI/EM/LI/EFC>. Acesso em: 20 jun. 2019.
__________. Falar a ciência? In: VOGT, Carlos (org.). Cultura científica: desafios. São Paulo: Edusp, 2006. p. 44-55.
__________. Les problèmes théoriques de la vulgarisation scientifique. Strasbourg: Université Louis Pasteur (tese de doutorado), 1973.
__________. Science dite et interdite. Strasbourg: GERSULP, 1994. Disponível em: <www.researchgate.net/publication/303765860_Science_dite_et_interdite>. Acesso em: 20 jun. 2019.
KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2019.
NAVARRO PASTOR, Manuel. Um modelo pedagógico para la caracterización de las actividades de enseñanza de la ciencia. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, número extra VII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2009nEXTRA/edlc_a2009nExtrap186.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2019.
__________. Um modelo taxonómico de las actividades de enseñanza de la ciencia como instrumento de formalización del metalenguaje del diseño didáctico. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, nº 36, v. 12, set.-dez. 2007. Disponível em: <www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/132238>. Acesso em: 20 jun. 2019.
RIBEIRO, Ana Clara Torres. Metrópole: sentidos de fragmentação. In: SILVA, Cátia Antonia da; OLIVEIRA, Anita Loureiro de; RIBEIRO, Ana Clara Torres (org.). Metrópoles: entre o global e as experiências cotidianas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 93-109.
SANTOS, Milton. Metrópole corporativa fragmentada. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2009.
SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Os meandros dos rios nos meandros do poder - Tietê e Pinheiros: valorização dos rios e das várzeas na cidade de São Paulo. São Paulo: FFLCH-USP (tese de doutorado), 1987.
________. Urbanização: bairro e vida de bairro. Travessia: revista do migrante, ano XIII, nº 38, São Paulo, Centro de Estudos Migratórios, set./dez. 2000a, p. 11-17.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
TAYLOR, Peter J. World City Network: a global urban analysis. Londres: Routledge, 2004.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
Downloads
Published
08-12-2019
Issue
Section
GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais