SHOPPING CENTER: UM SIMULACRO DE ESPAÇO URBANO

Autores

  • Lidiane Cristine da Silva Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Jorge Luiz Barbosa Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumo

As transformações no espaço urbano trazem elementos cada vez mais diversificados e complexos para compor esse cenário, um dos componentes que mais integram características da nova configuração espacial são os centros de comércio e consumo. Esta dinâmica urbana apresenta um panorama rico e intrigante dos seus desdobramentos sociais, políticos, econômicos e culturais, que serão aqui analisados com foco nos Shopping Centers. Para tanto, o presente estudo conduz um debate acerca do papel deste, no palco das (re)produções capitalistas do espaço. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma análise à luz do conceito geográfico de espaço urbano e uma revisão crítica sobre o Shopping Center, seu surgimento, composição e estratégias de ampliação do capital, utilizando alguns exemplos na cidade do Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Lidiane Cristine da Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Bacharelado em Geografia em andamento na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como Analista Ambiental no Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e possui experiência em Geografia, com ênfase em meio ambiente, geotecnologias e geografia urbana.

Jorge Luiz Barbosa, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) , doutorado em em Geografia pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona - Espanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, política e cultura.

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Publicado

29-11-2019

Edição

Seção

GT-4:­ Economia urbana, trabalho, comércio e consumo