Grandes periferias e a centralidade periférica : consumo, economia urbana e vida de relações.

Autores

  • Daniel Pereira Rosa PCRJ_SME

Resumo

Atualmente uma das características da urbanização brasileira em regiões metropolitanas que merece destaque é a consolidação de centralidades para além do núcleo metropolitano. Estas ­– a qual chamamos centralidades periféricas, são caracterizadas pela instalação de equipamentos de consumo que tem se expandido nos últimos 20 anos. Cabe então salientar a relação entre centralidade, consumo e a vida de relações destas cidades. A premissa aqui apresentada é de que a oferta de bens e serviços tem condicionado a consolidação de centralidades fora do núcleo metropolitano e é neste sentido que pensar este processo nos compele pensar as centralidades não apenas como um conjunto de fixos na cidade, mas principalmente como elementos da economia urbana que fazem a ligação entre a circulação, centralidade e a vida de relações nas grandes periferias o que faremos tomando como exemplo, a cidade de São Gonçalo ­­– RJ.   

Biografia do Autor

  • Daniel Pereira Rosa, PCRJ_SME

    Professor da rede Municipal do Rio de Janeiro .

    Mestre em Geografia pela Universidade do EStado do Rio de Janeiro e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.

    Desenvolve pesquisas com foco em grandes cidades periféricas, aglomerações urbanas, economia urbana e planejamento urbano.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Edição

Seção

GT-4:­ Economia urbana, trabalho, comércio e consumo