ESPAÇOS DE LAZER E CONSUMO E A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA NO BAIRRO DA MARAMBAIA EM BELÉM-PA

Autores

  • Heliton Mendes Brito Universidade Federal do Pará
  • João Victor Oliveira Palmeira Campos Universidade Federal do Pará
  • Rovaine Ribeiro Universidade Federal do Pará

Resumo

Dentro da lógica capitalista, o espaço urbano constitui-se como uma mercadoria necessária para a reprodução deste onde o consumo tem aí grande relevância ao pautar as diversas formas nas quais o capital concebe esse espaço sempre em busca de acumulação. Sendo então o espaço urbano um reflexo material da sociedade em uma de suas dimensões, diversos são os fatores que retrataram as relações sociais no cotidiano das cidades. Chama-se a atenção em especial para a influência do medo da violência urbana como um aspecto expressivo na compreensão desta dimensão para o funcionamento das relações de consumo na cidade. Assim, este texto busca compreender a relação entre o consumo nos espaços de lazer e a sensação de insegurança no bairro da Marambaia em Belém-PA, bem como as transformações no cotidiano e usos do espaço a partir da violência urbana e o papel do Estado na promoção da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELÉM. Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (SEGEP): Bairro Marambaia. Disponível em: > http://www.belem.pa.gov.br/segep/download/mapas/bairros/Marambaia.htm < Data do acesso: 26 de maio de 2019.
DIAS, Felipe; NEVES, Evandro. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NO BAIRRO DA MARAMBAIA, BELÉM-PA: um estudo de caso. VII CONGRESSO DE GEÓGRAFOS. Vitória, 2014.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annabume, 2005.
_______________. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: < http://censo2010.ibge.gov.br > Data de acesso: 05 de julho de 2019.
______________________________. Dados estatísticos da população, extensão territorial e coordenada do município de Belém. 2012. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 >. Acessado em 26 de maio de 2019.
LEÃO, MONIQUE BENTES MACHADO SARDO. REMOÇÃO E REASSENTAMENTO EM BAIXADAS DE BELÉM: Estudos de caso de planos de reassentamento (1980-2010). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Belém, 2013.
PARÁ. Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP/PA). Portal da Transparência. Disponível em: < http://transparencia.segup.pa.gov.br >. Data de acesso: 05 de julho de 2019.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ª ed. São Paulo: Edusp, 2007. (Coleção Milton Santos;8).
_______________. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. (Coleção Milton Santos;4).

Downloads

Publicado

29-11-2019

Edição

Seção

GT-4:­ Economia urbana, trabalho, comércio e consumo