A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
A disciplina escolar Geografia deve contribuir para o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio geográfico dos educandos para que sejam capazes de realizar a leitura do/no cotidiano e do/no mundo, o que é imprescindível para o exercício da cidadania. A cidade é uma referência básica para a vida cotidiana da maior parcela da sociedade brasileira. Historicamente, no país, o ensino de geografia tem como principal material didático o livro didático. O presente trabalho propõe uma metodologia para problematizar à cidade para além do livro didático no ensino médio. A proposta pedagógica introduz procedimentos de pesquisa e torna os estudantes construtores do próprio conhecimento, cabendo ao professor a tarefa de mediar o processo de aprendizagem. Ao término, os estudantes compreendem a lógica de produção e reprodução no/do espaço na cidade e a importância do exercício da cidadania para transformar a perversa realidade existente.
Downloads
Referências
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
CAVALCANTI, Lana. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida cotidiana. Campinas-SP: Papirus, 2008.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo Geografia. Rio de Janeiro, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). IBGE Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ - Acesso em: 15/06/2019.
MOREIRA, Ruy. O discurso do avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: Contexto, 2014.
OLIVEIRA, Ariovaldo. Educação e ensino de geografia na realidade brasileira. In: Oliveira, Ariovaldo (org). Para onde vai o ensino da geografia? 10a ed. – São Paulo: Contexto, 2012.
PEREIRA, Luiz Antônio. Eventos naturais extremos e a falta de planejamento urbano: potencializando perdas de vidas e econômicas. Anais do 14° Encuentro de Geógrafos de América Latina. Perú, 2013.