A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luiz Antônio Pereira Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO Governo do Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Petrópolis

Resumo

A disciplina escolar Geografia deve contribuir para o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio geográfico dos educandos para que sejam capazes de realizar a leitura do/no cotidiano e do/no mundo, o que é imprescindível para o exercício da cidadania. A cidade é uma referência básica para a vida cotidiana da maior parcela da sociedade brasileira. Historicamente, no país, o ensino de geografia tem como principal material didático o livro didático. O presente trabalho propõe uma metodologia para problematizar à cidade para além do livro didático no ensino médio. A proposta pedagógica introduz procedimentos de pesquisa e torna os estudantes construtores do próprio conhecimento, cabendo ao professor a tarefa de mediar o processo de aprendizagem. Ao término, os estudantes compreendem a lógica de produção e reprodução no/do espaço na cidade e a importância do exercício da cidadania para transformar a perversa realidade existente.   

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Referências

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Publicado

08-12-2019

Edição

Seção

GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais