“CIRCUITO SERRA: TRANSITANDO NA QUEBRADA” – UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM GRUPOS SOCIOCULTURAIS JUVENIS DO AGLOMERADO DA SERRA (BH/MG)
Resumo
O artigo visa compartilhar reflexões acerca de um projeto realizado em 2018 no Aglomerado da Serra, uma periferia urbana localizada na região centro-sul de Belo Horizonte/MG. O projeto intitulado “Circuito Serra: transitando na quebrada” consistiu no desenvolvimento de uma ação política que pudesse proporcionar o encontro e a socialização entre sujeitos, majoritariamente jovens, que compõem doze diferentes grupos socioculturais das diferentes vilas deste aglomerado Ao escutar os/as participantes, observar as múltiplas formas de apropriação e as suas territorialidades é possível evidenciar o desejo de fortalecimento de suas manifestações artístico-culturais em diálogos entre si e por meio de vínculos concisos e afetivos com o território de moradia, em oposição ao discurso reducionista da violência urbana.
Downloads
Referências
BEIRÃO, Nereide. Serra. BH a cidade de cada um. Belo Horizonte, Conceito, 2012.
BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2011, n.1, p. 13-33.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000
_______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
DAYRELL, Juarez Tarcísio. Por uma Pedagogia das Juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte. Mazza Edições, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
GUIMARÃES, Berenice Martins. Cafuas, barracos e barracões: Belo Horizonte, cidade planejada. 1991.Tese (Doutorado) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Rio de Janeiro.
DIJK, Teun A. van. Discurso e Contexto: Uma abordagem sociocognitiva. (Tradução: Rodolfo Ilari). SP: Editora Contexto, p. 330, 2012.