“CIRCUITO SERRA: TRANSITANDO NA QUEBRADA” – UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM GRUPOS SOCIOCULTURAIS JUVENIS DO AGLOMERADO DA SERRA (BH/MG)

Autores

  • Luisa Cristina Nonato UFMG
  • Aline Neves Rodrigues Alves UFMG

Resumo

O artigo visa compartilhar reflexões acerca de um projeto realizado em 2018 no Aglomerado da Serra, uma periferia urbana localizada na região centro-sul de Belo Horizonte/MG. O projeto intitulado “Circuito Serra: transitando na quebrada” consistiu no desenvolvimento de uma ação política que pudesse proporcionar o encontro e a socialização entre sujeitos, majoritariamente jovens, que compõem doze diferentes grupos socioculturais das diferentes vilas deste aglomerado Ao escutar os/as participantes, observar as múltiplas formas de apropriação e as suas territorialidades é possível evidenciar o desejo de fortalecimento de suas manifestações artístico-culturais em diálogos entre si e por meio de vínculos concisos e afetivos com o território de moradia, em oposição ao discurso reducionista da violência urbana.


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Biografia do Autor

Luisa Cristina Nonato, UFMG

Graduanda em Geografia (Licencintura) pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista de extensão no Programa Observatório da Juventude da UFMG.

Aline Neves Rodrigues Alves, UFMG

Geógrafa e Mestre em Educação (UFMG). Co-coordenadora do Projeto Ciclo Permanente de Debates e Diálogos sobre Educação Básica. Pesquisadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG.

Referências

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Publicado

07-12-2019

Edição

Seção

GT-10: Práticas culturais na produção da cidade