OS CENTROS ECONÔMICOS DE ANÁPOLIS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO (1870-1970)
Resumo
Anápolis é uma cidade do estado de Goiás que apresentou durante toda a sua história importante dinamismo econômico e regional. Tal fato levou a reflexos em seu espaço urbano, esse respondia a cada nova reconfiguração econômica regional e/ou local. Dessa forma, o objetivo dessa contribuição é demonstrar a relação entre o dinamismo econômico-regional de Anápolis e as mudanças no seu centro econômico, bem como, na sua organização espacial no período entre 1870 e 1970. Para alcançar tal objetivo foram adotados os seguintes passos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental, mapeamento digital e trabalho de campo. Como principais resultados tem-se que as mudanças ocorridas na economia e no espaço urbano de Anápolis podem ser divididas em seis períodos, quatro deles dentro do recorte temporal dessa contribuição. Anápolis, se organizou e se reorganizou de acordo com os interesses econômicos, políticos e sociais. Mas foi, sem dúvida, a economia que mais contribuiu para que a cidade tivesse a morfologia urbana que apresenta hoje, uma cidade espraiada que representa momentos da economia regional e nacional.
Downloads
Referências
CARLOS, Ana Fani A. (Re) produção do espaço urbano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia da cidade: a produção do espaço urbano de Goiânia, Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1999.
CUNHA, W. C. F. Dinâmica Regional e Estruturação do Espaço Intraurbano: um estudo sobre as influências do DAIA na economia Anapolina a partir de 1990. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2009.
ESTEVAM, Luís. O tempo da transformação: estrutura e dinâmica da formação econômica de Goiás. Goiânia: Editora do Autor, 1998.
FAISSOL, Speridião. O “Mato Grosso de Goiás”. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1952.
FRANÇA, M. de S. A formação histórica de Anápolis e sua área de influência regional. Anais... VII Simpósio Nacional – ANPUH: Belo Horizonte, 2 a 8 de setembro de 1973, p. 635-654.
FRANÇA, Maria de Souza. Terra, trabalho e história: a expansão agrícola no “Mato Grosso” de Goiás – 1930/55. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1985.
FREITAS, R. A. Anápolis passado e presente. Anápolis: Voga, 1995.
GOIÁS. Programa de desenvolvimento de Anápolis. SEPLAN - Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Governo de Goiás, 2000.
HADDAD, M. B. e MACEDO, F. C. de. As Recentes Transformações Econômicas e o Papel dos Investimentos em Infraestrutura e Logística em Goiás, para a Dinâmica do Centro Oeste Brasileiro. Seminário da Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Território, 13, 2014. Anais... Salvador, disco compacto, 2014.
LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Hucitec, EDUSP, 2001.
LUZ, J. S. A (re) produção do espaço de Anápolis - GO: a trajetória da cidade média entre duas metrópoles- 1970-2009. Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009.
MONTESSORO, Cláudia Cristina Lopes. Centralidade urbana e comércio informal: os novos espaços de consumo no centro de Anápolis-GO. Tese de Doutorado. Presidente Prudente: UNESP, 2006.
MOURA, A. S. Cotidianos Anapolinos: dos anos 20 até 1970, um olhar ao passado através dos documentos do legislativo. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2012. v. 1. 160p .
POLONIAL, Juscelino. Anápolis no tempo da ferrovia. Anápolis, Associação Educativa Evangélica, 1995.
PREFEITURA DE ANÁPOLIS. Plano Diretor de Anápolis: Administração Anapolino de Faria. 1985. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/. Acesso em: 10/04/2016
SANTOS, K, R. dos. As Relações entre o Sítio Natural e a Urbanização na Produção dos Riscos Ambientais: as inundações na cidade de Anápolis (GO). Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Campinas, 2017.
SILVA, Júlia Bueno de Morais. O interior e sua importância no Projeto Centralizador do Brasil: Anápolis anos 20-30. Dissertação de Mestrado. Goiânia: Universidade Federal de Goiás – UFG, 1997.
SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e Urbanização. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.