FRANQUIAS, FORMAS URBANAS QUE REFORÇAM A CENTRALIZAÇÃO EM UMA CIDADE MÉDIA IMERSA NO PROCESSO DE INÉRCIA: O CASO DE OURO PRETO-MG.
Resumo
O presente artigo tem o intuito de levantar e argumentar quais os principais ramos de franquias têm se interessado a se instalar na cidade média Ouro Preto – MG, e por se tratar dos passos iniciais de uma pesquisa em andamento, o recorte proposto aqui dará ênfase sobre a atuação das franquias do ramo de alimentação e a sua relação com o espaço intraurbano do município. Ou seja, relação com os processos espaciais de centralização e inércia e a produção do espaço urbano. As franquias são consideradas novas formas urbanas do setor terciário, em especial do comércio varejista. Toda a extensão da Área Central da cidade de Ouro Preto é tombada, considerada, portanto, como patrimônio histórico e cultural, sob ação da inércia, e mesmo assim, as franquias do ramo de alimentação têm se interessado em ser uma das formas urbanas do Centro Tradicional desta cidade histórica.
Downloads
Referências
AMORIM FILHO, Oswaldo; SERRA, Rodrigo Valente. Evolução e perspectivas das cidades médias no planejamento urbano regional. In: ANDRADE, Thompson Almeida; SERRA, Rodrigo Valente (org.). Cidades Médias Brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. p. 1-34.
AMORIM FILHO, O. B.; BUENO, M. E. T.; ABREU, J. F. Cidades de porte médio e o programa de ações sócioeducativo-culturais para as populações carentes do meio urbano em Minas Gerais. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro, v. 12 n. 23-24, 33-46, 1982.
AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno; RIGOTTI, José Irineu Rangel; CAMPOS, Jarvis. Os níveis hierárquicos das cidades médias de Minas Gerais. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 13, 2007.
Associação Brasileira de Franchising. Desempenho do Franchising. Disponível em: <https://www.abf.com.br/>, p. 1-17. Acesso em 06 Jun. 2019
Associação Brasileira de Franchising. Perfil Das 50 Maiores Franquias Do Brasil - Marcas Associadas 2018. Disponível em: <https://www.abf.com.br/>, p. 1-19. Acesso em 04 Jul. 2019
BRASIL. Dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Brasília: Lei nº 8.955, de 15 de Dezembro de 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm >. Acesso em 06 Jun. 2019.
BRASIL. Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Brasília: Decreto-lei nº 25, de 30 de Novembro de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm>. Acesso em 04 Jul. 2019.
BROWN, S. The wheel of retail gravitation? Environment and Planning B: Planning and Design, v. 24, n. 10, p. 1409-1429, 1992. DOI: 10.1068/a241409.
CAPEL, Horácio. Agentes y estrategias en la producción del espacio urbano español. Revista de Geografia, Barcelona, v.8, n.1-2, p.19-58, 1972.
CASTELO BRANCO. Maria Luísa Gomes. Algumas Considerações sobre a identificação de Cidades Médias. In: ENGEL, Priscila Estevam. O papel das franquias na consolidação da centralidade das Cidades Médias: o caso de São José do Rio Preto-SP. Geosaberes. Fortaleza, v. 6, número especial (2), p. 286 – 299, Universidade Federal do Ceará, novembro, 2015.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade; Ed. Unesp, 2001.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1989.
_______ . CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. 1997.
_______. Construindo o conceito de cidade média. Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão popular, p. 23-33, 2007.
_______. Sobre Agentes Sociais, Escala e Produção do Espaço: Um texto para Discussão. In: A Produção do Espaço Urbano: Agentes, Processos, Escalas e Desafios. Carlos, Ana Fani Alessandri. Souza, Marcelo Lopes de. Sposito, Maria Encarnação Beltrão (organizadores). São Paulo: Contexto, 2011. p. 41-51.
COSTA, Raíssa de keller. Acessibilidade e preservação do patrimonio Cultural da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016
CUNHA, Winblendon Maciel. Proposta de layout em uma franquia cacau show na região dos Inconfidentes - MG. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Administração) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
FERREIRA, A .B .H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
FERREIRA, Oscar Luis. Patrimônio cultural e acessibilidade: as intervenções do programa monumenta, de 2000 a 2005. Tese (doutorado) – Programa de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Brasília, 2011.
FRITZ, Rodrigo Moraes; BATELLA, Wagner. O papel das franquias na reestruturação das cidades: a ascensão do setor em Viçosa – MG. Revista Cerrados. Montes Claros, v.15, n.2, p. 46-70, jul./dez-2017.
Portal IPHAN. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/>. Acesso em: 11 de Junho de 2019
PORTO SALES, Andrea Leandra. A situação espacial de franquias na América do Sul: morfologia e centralidade urbanas em cidades médias da Argentina, Brasil e Chile. 281f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guanieri. As Franquias e as Novas Estratégias do Comércio Urbano no Brasil. 180 f. Dissertação de Mestrado - Instituto de Geociências e Ciências Exatas Campus Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, 1996.
RIBAS, João A. Suckow. Confidencial: Por dentro de uma franquia. Caxias do Sul: Maneco, 2006. 204p.
ROCH, Fernando. GUERRA, Felipe. Especulacion del suelo? Colecão: Hacer la ciudad. Editora: Nuestra Cultura. Madrid, 1981. 125p.
SEBRAE. Conheça o sistema de Franquias. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-o-sistema-de-franquias,6c9b39407feb3410VgnVCM 1000003b74010aRCRD>. Acesso em 06 Jun 2019.