O TEMA CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES JOVENS E ADULTOS EM GOIÂNIA

Autores

  • Rodrigo Rodrigues Freire Gomes Universidade Federal de Goiás - Mestrando

Resumo

A temática cidade dentro do Ensino de Geografia conjuga-se em um importante conteúdo que auxilia o estudante a realizar a leitura da sua realidade. Deste modo, essa pesquisa curva-se em analisar se essa temática é mencionada nas diretrizes curriculares da EAJA da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Para atingir o objetivo citado, pretende-se neste trabalho traçar uma breve reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos, seu histórico e seu sujeito frequente, trazer princípios teóricos que atestem a primordialidade do Ensino de Cidade voltada a formação cidadã do aluno da EAJA em Goiânia. Por fim, tais sistematizações serão correlacionadas com a análise das diretrizes curriculares do Ensino de Geografia contidos no Projeto Político Pedagógico da EAJA de 2018 que tenciona em responder o seguinte questionamento: como a temática cidade, levando-se em conta sua importância no Ensino de Geografia, está presente neste documento? Essa indagação versará o desenvolvimento deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALLAI, Helena. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Sessão Porto Alegre, 2003. p. 77-82.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O Lugar no/do mundo. São Paulo: Editoria Hucitec, 1996.
___________. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o Ensino de Geografia para a vida cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
______. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

______. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

______. O Ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

______. A metrópole em foco no ensino de Geografia: O que/ para que/para quem ensinar? In: PAULA, Flavia Maria de Assis Paula; CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de. O ensino de Geografia e Metrópole. 1 ed. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014.

________. Uma geografia da cidade: elementos da produção do espaço urbano. In: CAVALCANTI, L. de S. (Org.). Geografia da cidade. Goiânia: Editora Alternativa, 2001. p. 11-32.
CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. 4ª edição. São Paulo: Ática, 1995.
DI PIERRO, Maria Clara; HADDAD, Sérgio. Escolarização de jovens e adultos. São Paulo, Ago 2000 Nº 14.
FREIRE, Paulo. O Homem e Sua Experiência/Alfabetização e Conscientização. In: FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980, p. 13-50.

________, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Educação; PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS. Goiânia, 2018, 165p.
MOURA, V.L.P.S; SERRA, M.L.A.A. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE. Londrina, 2015, 12p.
RIBEIRO, Reunia de Oliveira. FORMAÇÃO CIDADÃ, JUVENTUDE E TRABALHO: A GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais, 2011. 133p.

ROLNIK, Raquel. Dez anos do Estatuto da Cidade: Das Lutas pela Reforma Urbana às Cidades da Copa do Mundo In: RIBEIRO, Ana Clara Torres. VAZ, Lilian Fessler. SILVA, Maria Lais Pereira da. (org). Leituras da Cidade. ANPUR. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012, p. 87-104.
STRELHOW, Thyeles Borcarte. BREVE HISTÓRIA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun.2010.
VENTURA, Jaqueline. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil: revendo alguns marcos históricos. Rio de Janeiro, 2002.
ZANATTA, Beatriz Aparecida. Concepção e práticas pedagógicas dos professores sobre o ensino de cidade. In: SOUZA, Vanilton Camilo de; ZANATTA, Beatriz Aparecida (Org.). Formação de professores: reflexões do atual cenário sobre o ensino da Geografia. Goiânia: Vieira; Nepeg, 2008. p. 131-150.

Downloads

Publicado

08-12-2019

Edição

Seção

GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais