A IMPLEMENTAÇÃO DO COMPLEXO LOGÍSTICO INDUSTRIAL DO PORTO DO AÇU E OS “DESTERRITORIALIZADOS” DO 5º DISTRITO DE SÃO JOÃO DA BARRA

Autores/as

Resumen

O Complexo Logístico Industrial do Porto do Açu (CLIPA) é um empreendimento de grande porte na área de logística e está instalado na Região Norte Fluminense, no 5° distrito do município de São João da Barra (RJ). Para sua implementação uma articulação entre o público e o privado foi implementada, com o intuito de satisfazer suas necessidades, principalmente no que tange a área. Tal fato causou impactos nas dinâmicas territoriais do 5° distrito, gerando a desapropriação de diversos residentes. Em busca de entender as singularidades desse processo, o presente artigo, à luz do conceito de território, com ênfase nas discussões relacionadas a territorialização, desterritorialização e reterritorialização, foca suas análises nos desapropriados do CLIPA. Para melhor compreensão do processo foram realizadas entrevistas com moradores afetados pelo processo de desapropriação.

Biografía del autor/a

  • Giovana de Fátima Viana dos Santos, Instituto Federal Fluminense
    Pós-graduanda em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Graduada em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (IFF).
  • Zandor Gomes Mesquita, Instituto Federal Fluminense
    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atua como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Cultural e Ensino de Geografia Física, atuando nos seguintes temas: paisagem cultural, patrimônio industrial, ensino de climatologia em sala de aula, geografia econômica e regional.

Publicado

2019-12-07

Número

Sección

GT-12: Estado, grandes projetos e planejamento corporativo