O Dilema jurídico da mulher no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v0i17.10364Resumo
Resumo: A mulher brasileira sempre sofreu o peso do patriarcalismo de nossa sociedade e isto afeta diversas conquistas legais que elas obtiveram com o tempo. Diante do exposto, o presente estudo tem o objetivo de discorrer sobre as lutas dos direitos na perspectiva de Olympes Gouges até o século XXI e discutir a existência de um dilema jurídico da mulher, isto é, a inefetividade de direitos decorrente de criações sociais que inviabilizam uma efetiva proteção social de um grupo. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem reflexiva, a partir da análise documental. Conclui-se que a mulher brasileira é um ente detentor de direitos na esfera formal, mas que está à margem material desses direitos, o que realça a necessidade de mudança de paradigmas que viabilizem a igualdade de gênero.
Palavras chave: Direitos humanos, violência contra a mulher, preconceito e direitos da mulher.
Abstract: Brazilian women has always suffered the weight of patriarchy of our society, which affects diverse legal achievements they had already obtained. This study aims to discuss the struggle of rights from the perspective of Olympes Gouges until the twenty-first century and discuss the existence of a legal dilemma of women, ie, the ineffectiveness of rights arising from social creations that prevent effective protection of a group. This is an exploratory and descriptive reflective approach, based on documentary analysis. We conclude that Brazilian women hold rights in the formal sphere, but are not in the material sphere, and that highlight the need to change gender paradigms according to a gender equality idea.
Key words: Human rights, violence against women, women's rights and prejudice.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).