Carlo Ginzburg: O Conhecimento Histórico Frente Ao Discurso Pós-Moderno
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v0i17.10365Resumo
Resumo: O presente artigo se propõe a refletir sobre a prática do historiador bem como sobre o papel político da tarefa deste profissional, por meio da leitura dos textos de Carlos Ginzburg, Relações de força: história, retórica e provae de Gisálio Cerqueira Filho e Gizlene Neder, Emoção e política: (a)ventura e imaginação sociológica para o século XXI. Partimos do pressuposto de que não há como prescindir do aspecto subjetivo na pesquisa. Consideramos também que, da mesma forma, a pesquisa também não pode ser reduzida a este aspecto, pois dessa maneira estaremos caindo no paradoxo do relativismo.
Palavras-chave: História; Carlos Ginzburg; Pós-Modernismo.
Abstract: This article aims to reflect on the practice of the historian as well as on the political role of the task of this person, through the reading of texts by Carlos Ginzburg, Relações de força: história, retórica e provaand Gisálio Cerqueira Filho and Gizlene Neder, Emoção e política: (a)ventura e imaginação sociológica para o século XXI. We assume that there is no way dispense with the subjective aspect in the research. We also believe that, in the same way, the research can not be reduced to this aspect, because that way we'll be falling in the paradox of relativism.
Keywords: History; Carlos Ginzburg; Postmodernism.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).