Cinema novo brasileiro e representações sociais: diálogos entre sétima arte e sociologia
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v0i17.10367Resumo
Resumo: O presente artigo se propõe a relacionar alguns traços do movimento cinematográfico brasileiro conhecido como Cinema Novo e o conceito de representações sociais proposto pelo sociólogo Émile Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico. De maneira a aguçar a reflexão acerca da sétima arte e seu reflexo na sociedade, serão correlacionados, alguns elementos provenientes das pesquisas de pensadores como Walter Benjamin sobre a arte e a lógica existente nas imagens cinematográficas e Christian Metz em seus estudos sobre linguagem do cinema. No que diz respeito ao Cinema Novo serão utilizados teóricos brasileiros como Alexandre Figueirôa e Célia Tolentino. Partindo da ideia de que a sociologia observa o cinema como uma ferramenta de representação das diferentes realidades sociais, será feita, em primeiro momento, uma breve descrição do movimento cinemanovista e seu perfil antidogmático seguida de uma análise de cunho sociológico onde discutiremos as representações sociais.
Palavras chave: Cinema novo; representações sociais; cinema; sociologia.
Abstract: This article proposes to list some traits of brazilian movie movement known as Cinema Novo, or New Movie and the concept of social representations proposed by the sociologist Emile Durkheim in his The Rules of Sociological Method. In order to sharpen the debate about the seventh art and its impact on society, will be correlated, some elements from the research of thinkers like Walter Benjamin about the art and logic in the existing film images and Christian Metz in his studies of language cine. With regard to the Cinema Novo will be used Brazilian theorists like Alexander Figueirôa and Celia Tolentino. Starting from the idea that sociology observes the movie as a tool for representation of different social realities, will be made, at first, a brief description of the movement and its profile cinemanovist antidogmatic followed by a sociological analysis of where we discuss the social representations.
Keywords: Cinema novo; social representations; cinema; sociology.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).