Um diálogo com a história oral na perspectiva metodológica e dos aspectos éticos: limites ou possibilidades de se fazer pesquisa qualitativa?
Resumo
O presente artigo realiza um diálogo com a história oral para conhecer a sua gênese e aplicação de um ponto de vista teórico metodológico. Os aspectos éticos permeiam a pesquisa qualitativa desde a escolha do objeto de estudo, as delimitações metodológicas, as análises dos resultados até o compromisso de uma devolutiva das informações obtidas. A metodologia da história oral considerada, de incomensurável riqueza na coleta dos dados, atribui importância aos sujeitos e as suas histórias, na construção e reconstrução de suas trajetórias de vida. Por seu intermédio são registrados fatos para explicar o presente, o que, na contemporaneidade, assume um lugar de destaque e se legitima no âmbito das ciências humanas e sociais.
Palavras-Chave: história oral, metodologia, pesquisa qualitativa, ética.
A dialogue on oral history: limits or possibilities of qualitative research?
ABSTRACT
The article debates oral history, its genesis and application from a methodological point of view. Ethical aspects permeate no only the qualitative research since the choice of the study subject, its methodological delimitations, the analyses of the results, but also researcher’s commitment to the understanding of the obtained information. The incommensurable wealth of oral history’s methodology acknowledges the importance of individuals and their biographical information, especially for the construction and reconstruction of individuals’ life trajectories. Oral history allows historians to register facts that explain present time situations and, in the contemporaneity, it assumes a prominence place in social sciences which produces a positive methodological scenario towards reliability and validity.
Keywords: Oral history, methodology, qualitative research, ethics.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).