Violência como fenômeno intrínseco à cultura política brasileira

Autores

  • Antonio Mateus Soares Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v2i18.13254

Resumo

Este artigo problematiza o conceito de violência e suas mutações através dos tempos. Como fenômeno cultural, a violência é construída na sociedade e se processa de forma a romper com os próprios códigos de ordens produzidos por ela. No caso do Brasil a violência se mostra intrínseca ao processo de formação da sociedade brasileira, estando presente nas lógicas autoritárias e na imposição cultural desde os tempos da colonização. A violência emerge como uma agressão ao indivíduo e ao coletivo, ela aniquila o sentido da política e desabilita o mundo comum. As interpretações presentes neste trabalho buscam aprofundar as análises sobre a violência enquanto fenômeno social e cultural, redimensionando os efeitos que ela produz para a condição humana e suas associações com as dimensões da civilidade, incivilidade e descivilidade. Neste contexto, destacaremos como o fenômeno da violência se afirmou como uma dimensão estrutural e cultural da formação da sociedade brasileira, como ele se revela na contemporaneidade, nos jogos de poder, nas relações de força e no movimento de fronteiras tênues entre o legal e o ilegal. 

This article discusses the concept of violence and its changes over the time. As a cultural phenomenon violence is constructed in society and it is shaped with the aim of breaking with the social rules produced by the same society. In Brazil violence appears as being inherent to the formation of Brazilian society, as we can see by the presence of an authoritarian legacy as well as by the colonial political culture. Violence emerges as an assault on individual and collective rights, it annihilates the social meaning of politics and destroying the common wealth. The comprehension of violence presented in this paper examines violence as a social and cultural phenomenon, reconstructing the effects it produces for the human condition and its links with dimensions such as civility, incivility and des-civility. In this context, we highlight the ways in which violence has emerged as a structural and cultural dimension of Brazilian society, its shapes in contemporary times, its political links, its social power relations and also in its dynamics meanings in the frontiers between legal and illegal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mateus Soares, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Antonio Mateus Soares é Sociólogo. Doutor em Ciências Sociais pela FFCH/UFBA. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/EESC/USP, com créditos cursados nos programas da FFLCH/USP; na CECH/UFSCAR e na IFCH/UNICAMP; Bacharelado em Sociologia e Licenciado em Ciências Sociais UFBA; Bacharelado em Urbanismo UNEB; Especializado em Docência do Ensino Superior FVC/
ABEC; Especializado em Gestão Pública Municipal UNEB
e FGV Fundação Getúlio Vargas. Durante o mestrado foi bolsista FAPESP e no doutorado FAPESB. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia UFSB, no Instituto de Humanidades (Campus de Porto Seguro). Líder do Grupo de Pesquisa: Violência,
Território e Direitos HumanosCNPq.
Foi professor substituto na Faculdade de Educação/FACED e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da
UFBA e no Departamento de Educação da UNEB (Campus XV); professor assistente na área de Ciências Humanas UFAL (Campus Sertão) e de algumas instituições privadas de ensino superior e educação básica, participando de diversos projetos acadêmicos nestas instituições. É autor do livro Sociologia e SociedadeTeoria, Tema e Conceito, e organizador dos livros Identidade e Nacionalismo; Cidade,pólis e urbe; Salvador cidade africana (Editora Fast). Como sociólogo, prestou consultorias e assessorias em órgãos públicos (Instituto Anísio Teixeira IAT/ SEC/BA; SEPLANTEC; União dos Prefeitos da BahiaUPB) e em alguns Municípios do Estado da Bahia, assim como para algumas fundações e empresas, em destaque (UNESCO e Petrobras). Também integrou equipes de formação e avaliação de programas sociais: Programa Educar/Projeto Axé; Programa Plataforma Freire/PARFOR/UNEB/CAPES. Interessase por desenvolver estudos nos seguintes eixos temáticos: 1 -Violência e Direitos Humanos; 2 -Sociologia da Educação; 3 Escolas, Cidades e Territórios; 4 -Estado e Cidadania.

Downloads

Publicado

06-06-2016

Edição

Seção

ARTIGOS