Uma fábrica de campanhas com a internet: pistas da Avaaz para a configuração de um contra-poder

Autores

  • Marcelo Castañeda Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo contribui para entender as implicações políticas associadas à internet, chamando atenção para o potencial de reconfiguração das formas de ação coletiva a partir da análise de uma organização política que promove campanhas globais chamada Avaaz. Por meio da perspectiva etnográfica e indiciária em uma pesquisa que durou três anos, o artigo se concentra nos processos de fabricação das campanhas que são deflagradas através do envio de e-mails aos seus membros, constituindo um ator-rede. Além disso, analisa a composição destes e-mails e os valores inerentes às campanhas observadas durante a pesquisa. O artigo interpreta as campanhas da Avaaz como uma configuração de um contra-poder nas sociedades globais em rede ao se apoiar na abordagem de Manuel Castells.

Palavras-Chave: Internet; Ação Política; Campanhas; Contra-poder.

An internet campaign factory: Avaaz's clues for setting up a counterpower

ABSTRACT

The article contributes to understand the political implications associated with the internet, drawing attention to the potential for reconfiguration of forms of collective action based on the analysis of a political organization that promotes global campaigns called Avaaz. Through an ethnographic and indexing perspective in a three-year research, the article focuses on the processes of making the campaigns that are triggered by sending e-mails to its members, constituting a network actor. In addition, it analyzes the composition of these emails and the values inherent to the campaigns observed during the survey. The article interprets Avaaz's campaigns as a configuration of counter-power in global network societies by relying on Manuel Castells's approach.

Keywords: Internet; Political Action; Campaigns; Counter-power.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Castañeda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cientista Social, atua no Departamento de Administração - UFRJ

Referências

ALEXANDER, Jeffrey. Ação coletiva, cultura e sociedade civil: secularização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.13, n.37, junho de 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091998000200001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091998000200001. Acesso em 18 jul. 2019.

ANTOUN, Henrique. A Multidão e o Futuro da Democracia na Cibercultura. In: FRANÇA, Vera, WEBER, Maria Helena, PAIVA, Raquel e SOVIK, Liv. Livro do XI COMPÓS. Porto Alegre: Sulina, 2001.

BENNETT, W. Lance & SEGERBERG, Alexandra. The logic of connective action. Information, Communication & Society, 15:5, 739-768, 2012. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1369118X.2012.670661. Acesso em: 18 jul. 2019.

CASTAÑEDA DE ARAUJO, Marcelo. Ação coletiva com a internet: reflexões a partir da Avaaz. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. Disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=310056. Acesso em 03 jul. 2019.

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre:Sulina, 2011.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

KHAN, Richard & KELLNER, Douglas. Oppositional politics and the internet: a critic/reconstructive approach. Cultural Politics, v. 1, n. 1, pp. 75-100, 2005. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/240595246_Oppositional_Politics_and_the_Internet_A_CriticalReconstructive_Approach. Acesso em: 18 jul. 2019.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EDUFBA-EDUSC, 2012.

MILLER, Daniel & SLATER, Don. The internet: an Ethnographic Approach. New York: Oxford International Publishers, 2000.

Downloads

Publicado

18-03-2020

Edição

Seção

DOSSIÊ