O Mito da Vitória-Régia
Resumo
Este trabalho visa discutir um pouco acerca do mito indígena da Vitória-Régia tomando como base, principalmente, as obras do antropólogo francês Claude Levi Strauss. Primeiramente feita uma discussão sobre a maior complexidade possível de conceituações sobre o que seria Mito para Strauss, lançando mão também de alguns conceitos e análises feitas por outros campos de conhecimento e autores acerca do tema. Posteriormente a essa análise, apresenta-se uma discussão sobre a importância do mito dentro da cultura indígena, e a representação de três versões principais de como se constitui o mito da Vitória-Régia para os índios. O mito enquanto simbologia de construção de identidade e pertencimento na cultura indígena, a relação entre ciência e mito evidenciam uma análise multiconceitual e multidisciplinar que objetiva a abrangência do maior número de conceitos possíveis para a elucidação da importância do respeito e estudo da cultura indígena como a formadora inicial da sociedade brasileira, muitas vezes apagada da historiografia tradicional e análises sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).