Educação escolar entre os Krahô
Resumo
O artigo analisa duas escolas de ensino médio da etnia krahô. Concentra a discussão sobre a interferência da escola sobre a identidade e cultura daquele povo. Mostra a intrusão da lingua portuguesa sobre o idioma materno e também as alterações sócio-econômica e políticas ocorridas nas aldeias Pedra Branca e Manoel Alves com a introdução do ensino oficial. Discute também a importância da transmissão do conhecimento tradicional nas escolas krahô. Relata o histórico da criação da instituição escolar vinculada ao massacre sofrido pelos Krahô, uma tentativa de genocídio perpetrada por criadores de gado da região, na década de 40 do século anterior.Este trabalho demonstra a ineficiência da alfabetização dos Krahô em língua portuguesa, levada a cabo pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e posteriormente pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Diferentemente as escolas krahô dirigidas pela Secretaria de Educação (SEDUC/TO) são mais eficientes e possibilitam maior interferência identitária e cultural.
Palavras-Chave: educação escolar, escolas indígenas, identidade, interferência cultura.
Krahô school education
ABSTRACT
The article analyses two krahô secondary schools. Focusing the discussion at the interference of the school on the identity and culture interference of that people. Showing the intrusion of the Portuguese language over the mother idiom and the social-economics and politics amendments occurs in Pedra Branca and Manoel Alves villages with the introduction of the formal schooling. It also discusses the importance of the transmission of the traditional knowledge at the krahô schools. It tells the historic of the creation of the school institution tied to the massacre suffered by the Krahô, a genocide trail perpetrated by the cattle farmers of the region, in the 40’s of last century. This work shows the inefficiency of the literacy in Portuguese language for the Krahô, carried out by the Indian Protection Service (SPI) and by the National Indigenous Bureau (FUNAI). Unlike the krahô schools managed by the Education Bureau (SEDUC/TO) are more efficient and results in more identity and cultural interference.
Keywords: school education, indigenous schools, identity, cultural interference.
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