HISTÓRIAS DENTRO DE HISTÓRIAS: O MOVIMENTO DA PERGUNTA COM POTÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO E DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i11.4574Resumo
O presente trabalho é resultado de problematizações no campo da diversidade sexual, como demanda social e como eixo de formação de professores, nascidas do Seminário “Pedagogia social e grupos minoritários” ocorrido na UFES no primeiro semestre de 2010. Este Seminário teve por objetivo refletir sobre os sujeitos da educação [grupos minoritários] seus processos de fabricação e as políticas de capturas e controle que em muitos momentos tomam o desvio com intenção de realçar a norma. Este trabalho busca no conceito de genealogia de Foucault suas bases metodológicas, compreendendo que muitas são redes de saberes e poderes que se entrecruzam nas narrativas de escolas. Dentre as muitas narrativas feitas de palavras, imagens, histórias etc..., pudemos problematizar o texto fílmico de Pinóquio, produzido por Walt Disney, visto como currículo, porque envolvido com a produção de subjetividades. Ao sabor das muitas narrativas deste texto fílmico e não só, fizemos perguntas sobre os dispositivos da sexualidade que se conecta ao corpo inanimado de um boneco que, para se tornar menino de verdade, precisava entrar na escola e aprender as coisas da escola. Como resultado, aberto a inconclusões e a novas demandas investigativas, pudemos compreender que independente da moral de uma lei e dos desejos das políticas de governo que novas formas de existência, de família e de cuidado vão sendo forjadas como possíveis a exemplo de Gepeto na mais íntima relação com uma vida e com os desejos dessa vida.
Palavras-chaves: Dispositivo, sexualidade, currículo.
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