ETNOMETODOLOGIA: CONSCIÊNCIA, LINGUAGEM E O FENÔMENO DA VIDA COTIDIANA
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i11.4578Resumo
O texto é uma análise interdisciplinar que discute as características da etnometodologia – vertente sociológica fundada por Harold Garfinkel –, considerando-se seus fundamentos psicolinguísticos e fenomenológicos. Com isso, visa-se evidenciar as premissas que sustentam as explicações etnometodológicas da vida social cotidiana. A análise mostra a ênfase de Garfinkel nas características dos processos perceptivos e nas propriedades da linguagem, consistindo em uma contribuição original à sociologia, contribuição esta que não apenas ajuda a entender a ordem social por meio de uma visão peculiar da relação entre agentes e estruturas sociais, como também suscita discussões sobre as consequências políticas das teorias sociológicas.
Palavras-chave: Etnometodologia, fenomenologia, psicologia cognitiva, linguagem, vida cotidiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).