OUVIR O DESRESPEITO? PENSAR O LUGAR DO CONFLITO DISCURSIVO ENQUANTO OPORTUNIDADE POLÍTICA PARA OS MOVIMENTOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i12.5851Resumo
Neste trabalho, pretendemos esboçar a ideia de que é possível ler a existência e a manifestação de conflitos discursivos na esfera pública enquanto oportunidades políticas para que os movimentos vocalizem e defendam suas demandas. Ainda que a experiência do desrespeito não seja minimamente desejável ou defensável, a partir do momento que emerge traz em seu bojo uma dimensão conflitiva. A existência desse conflito é entendida aqui como possibilidade dialógica para os movimentos sociais tencionarem práticas opressivas. Na primeira do texto, buscamos discutir que o conflito, conforme argumentam os teóricos (auto) intitulados ‘pluralistas deliberativos’, é parte integrante e não precisa ser excluído dos processos de argumentação ampliados. Na segunda parte, dialogamos com os teóricos dos processos políticos e defendemos que além de um repertório de ação, o conflito pode ser também entendido enquanto oportunidade política importante para aqueles movimentos sociais cuja luta, especialmente, não se dá apenas na dimensão material, mas no combate às construções simbólicas que sustentam opressões contra as quais estão mobilizados.Palavras- Chave: Conflitos discursivos; Esfera pública; Oportunidade política; Movimentos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).