ALIMENTAÇÃO COMO FONTE DE SOCIABILIDADE E DE HOSPITALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i12.5853Resumo
Este artigo tem como foco principal a alimentação e a comensalidade como forma de convívio familiar, estreitamento de laços sociais e como forma de hospitalidade através do desenvolvimento das sociedades. O objetivo principal deste estudo é angariar informações que permitam o caminhar pelo tema possibilitando o incremento do debate já existente, a criação de novos pontos de discussão e a minimização de arestas, respondendo questões acerca da hospitalidade no cenário da alimentação. Conclui-se que o ato de se alimentar em conjunto passou por uma série de modificações devido a fatores diversos. Assim, as principais mudanças introduzidas nas diferentes formas de receber e os significados que o alimento adquiriu historicamente têm a ver com transformações profundas nas formas de produção social e suas consequências sobre a estrutura social e familiar, determinando que as formas de sociabilidade, comensalidade e hospitalidade se modifiquem constantemente.Palavras chaves: comensalidade; hospitalidade; alimentação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).