Desafios do trabalho escolar: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i14.8591Resumo
Inserindo-nos no debate acerca dos desafios do trabalho escolar, temos por objetivo refletir sobre o tema a partir de uma perspectiva democrática no desenvolvimento de ações conjuntas, envolvendo pedagogos, professores, comunidade e direção escolar, sobretudo no que diz respeito ao Projeto Político Pedagógico (PPP). Com isso em mente, realizamos um estudo de caso numa escola estadual de ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo. O estudo apontou para a necessidade do trabalho escolar se constituir coletiva e democraticamente no dia a dia da escola na busca de uma nova perspectiva de escola e de ensino.
Palavras-chave: Sociologia da Educação; Trabalho Escolar; Participação; Ensino em Multiníveis.
Abstract: Inserting ourselves in the debate about the challenges of school work, we aim to reflect on the theme from a democratic perspective in the development of joint actions involving educators, teachers, community and school administration, particularly regarding to the Political Pedagogical Project (PPP). With that in mind, we conducted a case study in a public elementary and middle classes school, located in the municipality of Vila Velha, Espírito Santo. The study pointed to the need of school work to constitute the everyday collectively and democratically in a search for a new perspective on school and the education.
Key¬words: Sociology of Education; School Work; Participation; Teaching Multilevel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).