O problema são os outros
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i14.8715Resumo
O presente trabalho busca trazer à reflexão a questão do migrante ortista/nordestino como ser estereotipado na sociedade, como responsável pelas mazelas sociais, visto como ser inferior e indesejado. Pergunta por qual motivo são os migrantes apontados como os causadores dos problemas locais, considerando que tal construção se dá por meio de um racismo “velado”, que utiliza símbolos-características para construção de uma identidade a partir de contextos históricos, culturais e sociais. Questões culturais, lugar de origem e traços físicos são ressaltados como elementos que diferenciam os que são “daqui” com os que são de fora, produzindo uma dicotomia integrado/ segregado.
Palavras-chave: identidade; alteridade; migrante; racismo.
Abstract: This paper seeks to bring one reflection about the “northeastern/northerner” migrant as being stereotyped in society and as responsible for social ills, seen as inferior and undesirable. Question for what reason are the migrants identified as the cause of local problems, considering that this framing is given by a "veiled" racism, that uses symbols-characteristics to construct an identity from historical, cultural and social contexts. Cultural issues, place of origin and physical traits are highlighted as elements that differentiate those who are "here" with those outside, producing an integrated/segregated dichotomy.
Key-words: identity; otherness; migrant; racism.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).