A presença do romantismo alemão na literatura de Arthur Schnitzler
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i16.9011Resumo
O trabalho investiga a presença de variantes do realismo grotesco no sistema de imagens do escritor Arthur Schnitzler (1862/1931). Para tanto, destaca-se a influência do romantismo (com destaque para o romantismo alemão) que recuperou alguns autores do renascimento, promovendo a transformação e atualização do grotesco à sua época. A partir de uma revisão do significado do realismo grotesco – tal como discutido por Mikhail Bakhtin através da obra de François Rabelais – e da forma particular como este é reinterpretado pelo romantismo, pretende-se observar a formação de um grotesco de câmara na literatura de Arthur Schnitzler. Destaca-se o significado político e esteticamente radical deste movimento que na literatura vanguardista do escritor interpretou criticamente a passagem à modernidade vienense e a formação da cultura política burguesa na virada para o século XX.
Palavras-chave: Arthur Schnitzler; realismo grotesco; relações de poder; subjetividade; grotesco de câmara.
Abstract: The paper investigates the presence of variants of grotesque realism in the images system of the writer Arthur Schnitzler (1862/1931) and the influence of Romanticism (especially German romanticism) in his social camp. We intend to observe the construction of a romantic grotesque in his literature, discussed by Mikhail Bakhtin, as a critical interpretation of bourgeois political culture at the turn of the twentieth century.
Keywords: Arthur Schnitzler; grotesque realism; power relations; subjectivity; grotesque chamber.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).