A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE PRIVADA: TENSÕES E POSSIBILIDADES
Resumo
O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa intitulada: A Gestão Escolar e Educação Especial: Desafios e possibilidades, realizado em uma escola da rede privada no município de São Mateus/ES. A escolha pelo tema se justifica por perceber que os alunos público-alvo da educação especial estão adentando cada vez mais na rede privada de ensino, e esta por sua vez deve cumprir a legislação e não recusando a matrícula desses alunos, com base na deficiência. O objetivo geral foi analisar e discutir como a gestão escolar da rede privada se organiza para garantir a matricula e acompanhamento dos alunos público-alvo da Educação Especial. E os objetivos específicos foram delimitados em analisar os desafios que permeiam a Educação Especial em escola regular da rede privada; entender o papel do gestor na promoção de condições que viabilizem um atendimento especializado a crianças público alvo da educação especial em classes regulares e analisar a legislação educacional, no que tange à gestão da Educação Especial na rede privada. A metodologia da pesquisa foi qualitativa por meio de pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. Os instrumentos para a coleta de dados foram a observação “in locus” e o questionário com perguntas semiestruturadas. Concluiu-se que o processo de inclusão perpassa por modificações atitudinais e arquitetônicas, documentação que a subsidie as ações entre outros elementos, mas principalmente de um espaço de aceitação e humanização.
Palavras-chave: Educação Especial. Rede privada. Atendimento Educacional Especializado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.