AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, COM ÊNFASE NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA VISUAL, EM VILA VELHA/ES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

Autores

  • Merislandia Paulo da Silva Carvalho

Resumo

Este texto traz como discussão central as políticas de Educação Especial, com ênfase na área de deficiência visual, vividas por gestores responsáveis pela área no Núcleo de Educação Especial da rede municipal de ensino de Vila Velha/ES entre 2013 a 2015. As discussões apresentadas têm como objetivo evidenciar como a área da deficiência visual é contemplada na política educacional do município de Vila Velha/ES, a partir de documentos locais e da visão dos responsáveis pela área no Núcleo de Educação Especial. A pesquisa é de cunho qualitativo com dados oriundos de entrevistas semiestruturadas e observações no cotidiano. Contou-se com as contribuições teóricas de Boaventura de Sousa Santos como aporte teórico. E como aporte metodológico, apoiou-se em pressupostos da cartografia, que é um método que acompanha movimentos, investiga processos. O campo empírico foi composto pelo Núcleo de Educação Especial da rede municipal de ensino. Os resultados da pesquisa apontam a busca de avanços na área de deficiência visual e, no momento do estudo, buscava-se efetivar o atendimento no contraturno de matrícula com a implantação de escolas referência. É uma aposta da Rede para garantir a escolarização do aluno com deficiência visual.

Palavras-chave: Deficiência visual. Inclusão escolar. Política de Educação Especial.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social