AS CONCEPÇÕES DE INCUSÃO ESCOLAR PRESENTES NAS ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO CAPIXABA: INDÍCIOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Damila Soares de Carvalho
  • Mariangela Lima de Almeida

Resumo

Este artigo constitui-se a partir de nossa dissertação de Mestrado em
Ensino, Educação Básica e Formação de Professores e aborda a temática
formação continuada por meio do diálogo entre os diferentes profissionais do
contexto escolar. Tem como principal objetivo construir um currículo de formação
continuada a partir do entendimento mútuo entre os diferentes profissionais que
vivenciam, em sua prática educativa, a inclusão dos alunos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Para
tanto, busca compreender diferentes concepções presentes sobre inclusão
escolar, bem como os sentidos atrelados a esse conceito a fim de identificar nas
demandas apresentadas indícios na construção deste currículo. A construção
teórico-metodológica da pesquisa se dá através de conceitos da ciência social
crítica de Jürgen Habermas, mas especificamente nos pressupostos da Teoria da
Ação Comunicativa e do estudo de caso em uma perspectiva colaborativa. Como
instrumentos metodológicos para a coleta de dados utilizam-se entrevistas
semiestruturadas e encontros de grupo focal com os profissionais da Rede
Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim- ES, a saber: diretores,
pedagogos, professores regentes de turma, professores de atendimento
educacional especializado (AEE) e profissionais de apoio a inclusão, denominados
de cuidadores. Destacam-se nos resultados a pouca clareza que os profissionais
têm sobre o processo de inclusão escolar, o que interfere diretamente na prática
pedagógica desenvolvida pelos mesmos. Desta forma, destaca-se a necessidade
de espaços formativos que potencialize esses sujeitos enquanto profissionais
reflexivos-críticos de sua prática, o que lhes possibilitam apropriar-se cada vez
mais de novos conhecimentos exigidos pela transformação do mundo social,
contribuindo dessa maneira para inclusão dos alunos Público-alvo da Educação
Especial (PAEE).

Palavras-chave: Inclusão Escolar; Educação Especial; Formação Continuada.

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Publicado

04-04-2019