DIALOGANDO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO/ES
Resumo
Este trabalho tem como proposta discutir a relevância do pedagogo e
sua articulação na educação especial a partir do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) de uma escola da Rede Pública Estadual no município de
Barra de São Francisco, no estado do Espírito Santo. Problematiza as ações
desenvolvidas pelos integrantes da equipe escolar e convida-os a refletirem e
discutirem suas práticas, por intermédio do diálogo com seus pares. O objetivo
do estudo é apresentar a configuração do AEE de alunos com deficiência
mental/intelectual da instituição pesquisada, pela via do olhar do pedagogo, bem
como contribuir com reflexões que venham fortalecer esse processo, a partir do
diálogo com os demais atores do processo ensino-aprendizagem, tais como:
diretor, coordenadores, professores regentes e professores da Sala de
Recursos. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória-descritiva,
envolvendo o pedagogo e a comunidade escolar, a fim de coletarmos insumos
para uma Formação Continuada em serviço. Os resultados iniciais ilustram um
cenário marcado pelo caráter assistencialista e clínico, além da matrícula apenas
em instituições especializadas, por vezes, ser citada como ideário de solução
para os casos de maior comprometimento do estudante. Os envolvidos na
pesquisa ainda possuem dificuldade de estabelecer quais as atribuições de cada
integrante da equipe escolar quanto aos assuntos que envolvem a educação
especial. Esses dados oferecem elementos para concluirmos que um longo
caminho ainda tem de ser percorrido para sanar as problemáticas apresentadas
e que a Formação Continuada faz-se necessária para auxiliar o grupo na
construção de saberes e reflexão de suas próprias práticas no cotidiano escolar
junto aos alunos com deficiência.
Palavras chave: Pedagogo. Atendimento Educacional Especializado. Formação
Continuada.
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