A POLÍTICA BILÍNGUE PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Diolira Maria Côrtes
  • Ivone Martins de Oliveira

Resumo

Resumo

 

Trata-se do recorte de uma pesquisa que analisa as condições de oferta de ensino para a apropriação da Libras e do Português escrito a crianças surdas de um Centro Municipal de Educação Infantil – Vitória/ES, referência na educação de crianças com surdez,cuja política foi implantada em 2008. Apoia-se em legislação específica relativa a essa modalidade de ensino – Lei n.º 10.436/2002 e Decreto n.º 5.626/2005 –, como ocorre em outros municípios e estados brasileiros, que vêm incluindo em seus currículos uma educação bilíngue para pessoas surdas. O aporte utilizado é o histórico-cultural, com ênfase nos estudos de Vigotski e de Bakhtin e no papel do outro e da linguagem na constituição humana. Adota uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso etnográfico. Na coleta de dados, recorre aobservação participante, diário de campo, videogravações, entrevistas e análise de fichas de matrícula. As análises indicam que as condições para a apropriação da lingua de sinais se constituem desafiadoras para aquelas crianças que vivenciam um contexto restrito de interação em Libras, devido à falta de conhecimento dessa modalidade por adultos e crianças e ao fato de a equipe bilíngue não ter o número necessário de profissionais para atendimento em diferentes espaços. Destaca a necessidade de profissionais surdos que atuem diretamente com essas crianças na educação infantil, contribuindo para a constituição de sua identidade, aprendizado e desenvolvimento, e de se pensar uma forma de atendimento que considere as especificidades da criança surda na educação infantil.

 

Palavras-chave: Educação bilíngue. Criança surda. Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social