O PROCESSO DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumen
Resumo: Este artigo foi fundamentado nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural a respeito da formação do psiquismo humano na busca de compreender como ocorre o processo da Formação de Conceitos desde a infância até a adolescência. Partimos da seguinte problemática: conhecer o processo de Formação de Conceitos pode contribuir para a prática pedagógica do professor? Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórico/bibliográfica de natureza qualitativa, na qual foram efetuadas uma série de estudos individuais e em grupo que subsidiaram as reflexões e discussões a respeito do tema. Foi possível identificar as etapas do processo de Formação de Conceitos e compreender o uso de signos e de instrumentos como elementos de destaque nesse percurso, bem como a fala como ferramenta de interação social no desenvolvimento do pensamento da criança em idade escolar. Nesse sentido, a compreensão desse processo contribui para aprimorar a prática pedagógica do professor, que se constitui como mediador do conhecimento no espaço escolar, o qual representa a principal fonte de desenvolvimento dos conceitos científicos, pois provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente.
Palavras-chave: Formação de conceitos. Psicologia histórico-cultural. Psiquismo humano.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.