O USO DOS JOGOS E BRINCADEIIRAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS: POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
RESUMO
O presente estudo investiga os processos de aprendizagem e de desenvolvimento por intermédio do brincar de uma criança com diagnóstico de autismo nas aulas de educação física. A pesquisa teve como objetivo geral investigar se o uso dos jogos e brinquedos possibilitam a aprendizagem das crianças autistas nas aulas de educação física e verificar os modos como essas crianças envolvem-se nesse processo. O propósito mais amplo é estudar possibilidades dos processos de interação dessas crianças com o outro, buscando uma metodologia de intervenção apoiada na cooperação do grupo em que o indivíduo autista está inserido e gerar reflexões sobre ações educativas promissoras. O questionamento que faremos, é, se o uso de jogos e brincadeiras facilitam o aprendizado de crianças autistas. A metodologia utilizada é qualitativa, estudo de um caso buscando identificar alterações no comportamento de uma criança do espectro autista, e observar como os jogos e brincadeiras, podem de alguma forma, auxiliar no desenvolvimento sócio-afetivo dessa criança, possibilitando o desenvolvimento cognitivo desse indivíduo, bem como aumentar as possibilidades de uma educação inclusiva de maior significação.
A coleta de informações utilizou-se das observações da trajetória de brincar da criança autista nas sessões e da análise documental. Com a coleta de informações evidenciamos situações de relação da criança autista com os professores e colegas; iniciativa para brincar; e as situações de jogo e de confecção de brinquedo. Dentre os resultados, podemos considerar que as intervenções foram benéficas para a criança autista, tanto no sentido da ampliação de seus movimentos e vivências de brincar, como também em suas relações com os professores e crianças. Os incentivos para se relacionar com os colegas e professores favoreceram a obtenção de bons resultados a partir dessas interações.
PALAVRAS-CHAVES: Jogos e brincadeiras; autismo; aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.