MOVIMENTOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender as ações empreendidas no processo de escolarização de um aluno com Síndrome de Asperger na Educação Infantil,buscando captar os movimentos instituídos, os dizeres dos professores, a relação com as crianças em sala de aula e outros espaços da instituição e o envolvimento discente nas atividades.Constitui um estudo de caso etnográfico que utilizou a observação participante,entrevistas semiestruturadas e diário de campo em um centro de educação infantil do município de Vitória-ES. Os resultados mostram que há avanços, como a promoção de uma cultura de alteridade e acolhida do diferente, e, ao mesmo tempo, desafios, como a necessidade de intensificar o trabalho colaborativo entre os profissionais, para superar a oscilação entre integração e inclusão, e de subjetivar a criança com Asperger em suas singularidades, sem, por exemplo, avaliar seu desempenho tomando-se como referência as crianças não afetadas por deficiências.
Palavras-chave: Inclusão. Síndrome de Asperger. Educação infantil.
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