EDUCAÇÃO, TRABALHO E DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA O TRABALHO
Resumo
Resumo
Esta pesquisa se propõe a investigar as relações entre educação, trabalho e deficiência a partir do estudo das produções acadêmicas brasileiras que abordam a questão, entre os anos de 1991 e 2015, e busca compreender os pressupostos e a organização atual da educação profissionalizante de pessoas com deficiência, no Brasil, de acordo com a legislação e a política vigentes. Seus objetivos específicos são: elaborar análise bibliométrica das produções relativas ao tema; investigar as concepções subjacentes às produções acadêmicas do período de 1991 a 2015 no que concerne a: deficiência, trabalho de pessoas com deficiência e escolarização de pessoas com deficiência. A pesquisa está em curso, mas os primeiros resultados, ainda que quantitativos, apontam a escassez de pesquisas do tipo estado da arte sobre a produção científica sobre a formação profissional da pessoa com deficiência, o pequeno número de produções encontradas, e a ausência de grupos de pesquisa na área – evidências do modesto investimento dos pesquisadores da educação especial na área. Percebemos que o campo ainda carece de investigações sistemáticas.
Palavras-chave: Educação; Trabalho; Deficiência;
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