A HISTÓRIA DE VIDA DE RAMON: UM SUJEITO QUE PARA ALÉM DA SÍNDROME DE KLINEFELTER É UM SER SOCIAL E CULTURAL

Autores

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo
  • Dirlan de Oliveira Machado Bravo
  • Rogério Drago

Resumo

Este estudo objetiva compreender a história de vida de um sujeito
com a Síndrome de Klinefelter, uma síndrome rara restrita ao sexo masculino.
Essa síndrome vem ganhando destaque, principalmente na área da saúde, não
pela sua grande incidência, mas pelas suas peculiaridades. É importante
antever que essa síndrome não é facilmente diagnosticada na infância, porém
o exame do cariótipo feito em bebês permite esse diagnóstico. Nesse sentido,
os indivíduos com essa síndrome estão no contexto escolar (muitas vezes não
diagnosticados), desde a educação infantil e são detentores de uma voz que
precisa ser ouvida/ entendida, afim de que as suas singularidades e
peculiaridades sejam potencializadas e não desvalorizadas/descartadas.
Diante do exposto, a metodologia que permite alcançar os objetivos
supracitados é a história de vida, alicerçada nos pressupostos da perspectiva
sócio-histórica de Vigotski e no paradigma indiciário de Ginzburg. Nessa

pesquisa, os encontros com esse sujeito são descritos e analisados, levando-
se em conta os aspectos subjetivos. Nesses encontros, várias narrativas foram

ouvidas para compor a história de vida do sujeito pesquisado: a do próprio
Ramon, da sua mãe Marlene e das professoras da APAE e da Educação de
Jovens e Adultos. Para colher os dados, recorreu-se às entrevistas biográficas
semiestruturadas. Os dados obtidos foram analisados levando-se em conta o
contexto histórico e social de Ramon, assim, observamos as relações
dialógicas estabelecidas por Ramon com seus pares. Nesse sentido, a partir
dessa pesquisa, pôde-se perceber que para além do biológico, Ramon é um
ser social, cultural, que aprende, apreende e que, para além disso, muito
ensina. Evidenciamos, a partir da vivência com Ramon, que o sujeito com a
síndrome de Klinefelter tem suas limitações que são dadas pela sua
constituição fenotípica, no entanto, a vivência social é capaz de superar muitas
dessas e possibilitar o desenvolvimento de inúmeras funções psicológicas
superiores.
PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Klinefelter. Perspectiva Histórico-cultural.
Subjetividade.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas