ESTRATÉGIA DE MOBILIDADE URBANA PARA A LOCOMOÇÃO INDEPENDENTE DE PORTADORES DE DEFICIENCIA VISUAL, PORTADORES DE ACUIDADE VISUAL REDUZIDA E/OU ANALFABETOS EM TRANSPORTES PÚBLICOS DOS ESTADOS BRASILEIROS

Autores

  • Marcela Geada Cavalieri

Resumo

RESUMO

 

Alguns estados brasileiros oferecem, aos usuários do transporte público, maneiras distintas de se locomoverem por um mesmo percurso, como ônibus, metrôs subterrâneos e/ou metrôs de superfície. Cabe ao cidadão, portanto, a escolha da alternativa mais viável após a análise de diversos fatores, como o tempo gasto pela realização do percurso em cada opção e a proximidade do local às plataformas de embarque. O estado do Espírito Santo tem, em sua capital Vitória, o 4º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Entretanto, a sua população, similarmente a maior parte dos habitantes do país, só dispõe de uma alternativa de transporte público: o ônibus. Para os municípios, é uma excelente opção pois não demanda, por exemplo, da infraestrutura necessária de construção e manutenção de áreas subterrâneas. Para muitos usuários, se apresenta vantajoso, principalmente pela diversidade de percursos que podem ser realizados. Porém, pouquíssimos são os projetos de mobilidade urbana que agregam a esse sistema as políticas de acessibilidade necessárias para que os portadores de deficiências visuais se locomovam de maneira independente, visto que não podem dirigir um transporte particular, carro ou moto, e não enxergam os letreiros identificadores dos ônibus. Este projeto consiste-se na instalação de um equipamento que possibilite, sonoramente, a identificação do ônibus que se aproxima do ponto de embarque pelos deficientes visuais graves (Pessoas cegas e/ou Portadoras de baixa visão), portadores de acuidade visual reduzida (idosos e/ou pessoas que apresentem a acuidade visual comprometida por doenças, como miopia, catarata ou astigmatismo) e/ou analfabetos (Pessoas que não possam participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e/ou comunidade - Fonte: UNESCO) acoplado aos pontos de ônibus dos principais locais do município, como escolas, shoppings, pontos turísticos e órgãos públicos, o equipamento permite a locomoção independente de todos.

Palavras chave: Ônibus – Mobilidade – Transporte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Pôster - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social